BARRA DO PIRAÍ
Mais de 30 atrações gratuitas – entre autores renomados, shows, contação de histórias e oficinas – reunindo público de todas as idades para celebrar a cultura e o livro. É o que promete a Feira Literária Barrense – FLIB, que este ano acontece em formato de Bienal do Livro, de 02 a 05 de outubro na Praça Nilo Peçanha, em Barra do Piraí. A cidade se prepara para viver quatro dias de intensa imersão e se tornará um verdadeiro palco da literatura, da música e da arte, reunindo autores consagrados, editoras e artistas locais.
Alunos da rede pública e particular de Barra do Piraí já estão confirmados e escolas de municípios vizinhos também estão sendo convidadas a agendar visitas guiadas para seus estudantes, tornando o evento um ponto de encontro regional de fomento à leitura.
A Feira Literária Barrense – FLIB | Bienal do Livro de Barra do Piraí é realizada pelo Instituto Dagaz, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, com apoio da Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura.
Programação de destaques
A programação é ampla e diversificada, com grandes nomes da literatura e das artes. Em números oficiais da FLIB, serão apresentadas 20 contações de história, 07 mesas de debates e palestras, 06 autores e palestrantes, 22 escritores do município de Barra do Piraí com lançamento de livros e 08 apresentações artísticas em todos os 4 dias de feira, mais atrações ainda podem ser confirmadas .
Entre as atrações destaques estão: Thalita Rebouças, jornalista e autora best-seller, com bate-papo descontraído; Bia Bedran, referência em música e literatura infantil; Patrulha Canina, atração infantil que promete encantar as famílias; contação de histórias e oficinas com Silvia Castro, Melissa Xakriabá, Ninfa Parreiras, Paulo Bi, Raphael; Moreira, Roberto Blattes, Marília Pirillo, Elaine Marcelina, Cristina Ferreira, Alexandre Damascena & Cimara; Mattos, Alex Andrade, Eliza Morenno e Luciana Nabuco, entre outros.
Além dos convidados nacionais, a FLIB valoriza os escritores, poetas e autores de Barra do Piraí, como Júlia Maria, Cleide Rocha, Lukas Barbieri, Viviane Camerano, Orlando Pimentel e outros talentos que representam a riqueza literária local.
Programação para escolas
As atividades começam diariamente às 8h, com uma programação especial para escolas, incluindo palestras e visitas guiadas. A secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, destacou a relevância da Feira Literária para o desenvolvimento do hábito da leitura e, consequentemente, para a formação dos alunos do município. “Tenho certeza de que este será um evento sem igual e que agregará muito ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação”, afirmou a professora Cleide.
A presidente do Instituto Dagaz, comemorou – “A FLIB é uma festa da literatura que reafirma o poder transformador do livro em nossas vidas. Ver nossa região se tornar referência cultural é motivo de orgulho e alegria”, destaca Marinez Teodoro Fernandes.
Para o secretário de Turismo e interino de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tadeu, o evento representa um grande ganho para diversos setores de Barra do Piraí, incluindo o comercial e o hoteleiro. “Com a chegada de uma Feira Literária dessa expressão em nosso município, é possível percebermos uma grande movimentação econômica em diferentes áreas”, destacou.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, enalteceu a Feira Literária e agradeceu ao Instituto Dagaz pela parceria. “Temos um compromisso com nossa população em todas as áreas: educacional, cultural, de lazer, de fomento à economia e muitas outras. A Feira Literária representa tudo isso.”, finalizou a chefe do Executivo.