VOLTA REDONDA
A Secretaria de Cultura de Volta Redonda realizou ontem e hoje, a Feira de Artesanato Especial do Dia das Mães, na Vila Santa Cecília. Além dos produtos dos artesãos da cidade quem passou pelo local pode ouvir as apresentações da Banda de Música Municipal e dos músicos Vitor Emanuel (voz e violão) e Flávio do Tantã (voz e percussão).
A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, destacou a importância do artesanato para a cultura da cidade. “Além de materializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda, merecendo uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o setor e associada a projetos sociais e de desenvolvimento cultural e turístico”, contou, dizendo ainda que “Um artesanato não é um simples objeto produzido por uma pessoa. Por trás dele há toda uma dedicação, desde os estudos e tentativas de se chegar a aquela peça, até o tempo dedicado para a sua criação. Ao comprar de um artesão da sua cidade, você está contribuindo para a economia local. Ao ir a feiras artesanais você está incentivando os artesãos a continuarem produzindo. Essa é uma atitude de quem gosta de artesanato e de quem quer contribuir com a cultura de Volta Redonda”, destacou a secretária.
Segundo Flávia de Oliveira, artesã, a ação da prefeitura é muito importante para divulgar o trabalho e o artesanato da cidade. “Sempre estou participando das feiras da prefeitura e acho ótima essa oportunidade que estão dando para gente expor nossos trabalhos. Nessa data colocamos mais conteúdo feminino para atender a demanda do Dia das Mães”, disse.
Quem adorou a feira foi à universitária Joseane Ferreira que comprou o presente para sua mãe na feira. “Fiquei encantada com os trabalhos e sei da importância para esses artesãos esse espaço. Achei o presente da minha mãe e sei que ela vai adorar”, contou.
Os trabalhos expostos são feitos por vários artesãos da cidade, com tipos e modelos variados, usando uma diversidade de material como: EVA, pano, feltro, borracha, madeira, vidro, papel, TNT entre outros.
EM BARRA MANSA
Já os barra-mansenses tiveram duas opções para procurar um presente diferenciado para as mamães. Duas feiras com produtos de artesanato foram realizadas neste sábado, dia 11. Uma, na Praça da Liberdade e a outra na Praça da Matriz, no Centro.
A movimentação foi intensa, pois, muitas pessoas estão preferindo fugir do presente tradicional e estão encontrando nos presentes artesanais esse ‘algo diferente’. Como foi o caso da estudante Janaína Reis do Carmo, de 22 anos, que esteve nas duas feirinhas e garantiu um presente para a mãe e outro para a sua avó. “É sempre bom termos a opção de presentear com algo diferente do tradicional. Optei por um presente diferenciado e claro, para valorizar e incentivar os nossos artesãos que fazem um lindo trabalho. Nessas feirinhas, sempre encontramos ótimas opções de presentes”, contou a estudante sem revelar os presentes que comprou.