BARRA MANSA
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, existente desde 1829 no distrito de Amparo, um patrimônio histórico estadual, será restaurada. Fechada desde 2011, o projeto anunciado contempla recuperação arquitetônica e elétrica, além da revitalização da parte externa com a construção de muro. O anúncio foi feito hoje, 9, pelo prefeito Rodrigo Drable que esteve no local.
Também estiveram presentes o bispo da Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, Dom Luiz Henrique; o padre da paróquia e coordenador de patrimônio Márcio Moraes; a vice-prefeita Fátima Lima; os secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, de Desenvolvimento Econômico, Jair Gomes, e de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza; a gerente de Turismo Bhella Santos; além de membros da Mitra Diocesana e da prefeitura municipal.

Autoridades presentes no anúncio – Foto: Paulo Dimas PMBM
O recurso empregado para a restauração é fruto de emenda parlamentar. O valor total é de R$ 948.808,06. A obra seguirá as determinações e fiscalizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para que sejam respeitados os contextos arquitetônicos e históricos, não descaracterizando a construção original, em estilo neoclássico. A igreja teve sua nave central interditada em 2011 por causa de problemas estruturais no telhado e no forro. A Igreja de Nossa Senhora do Amparo é a segunda mais antiga de Barra Mansa e é tombada como Patrimônio Histórico Estadual.
A realização da obra será por uma empresa que venceu a licitação. A fiscalização será da prefeitura e IPHAN. As obras já começaram e a previsão é que terminem até o mês de novembro, mas a empresa trabalhará para reduzir esse prazo para que possa ser reaberta.
A Mitra participou diretamente na entrega de todo o projeto de engenharia para o restauro da igreja, bem como na elaboração do termo de referência para licitação, além de também acompanhar a fiscalização da obra.

Igreja existe desde 1829 – Foto Paulo Dimas PMBM

É a segunda igreja mais antiga de Barra Mansa – Foto: Paulo Dimas PMBM
Segundo o prefeito Rodrigo Drable, a restauração da igreja será de suma importância para o turismo de Barra Mansa. “Estamos desenvolvendo um projeto para a cidade que passa pela instalação de hotéis. O turismo não é o nosso forte. A nossa cultura é voltada para o comércio. Ter a igreja restaurada e aberta é importante para a cidade, porque contribui com a atração de pessoas para a cidade, o que movimenta a economia”, destacou.
Para o bispo Dom Luiz Henrique, há a necessidade de preservar o legado histórico de Barra Mansa. “É muito importante resgatar a nossa história, valorizar os nossos tesouros, principalmente as nossas igrejas. Com essa parceria importante, nós só temos a ganhar e com o apoio do prefeito Rodrigo Drable as coisas vão avançar. Chegamos a esse momento tão esperado, pois estamos fechados há um bom tempo. Em breve nós teremos a alegria de abrir as portas de nossa igreja e elevar a autoestima da nossa comunidade”, destacou.

Foto: Paulo Dimas PMBM