A internet é o grande avanço na liberdade e na rapidez de informações que podem ser compartilhadas com várias pessoas, praticamente em tempo instantâneo. Hoje, as redes sociais são os dos principais veículos de propagação de informações, sendo muitas inverídicas, mas passadas verdadeiras. São as famosas Fake News.
A este fenômeno já vem interferindo há bastante tempo os setores da sociedade, principalmente a política; contudo, no atual momento, que estamos vivendo essa luta contra o coronavírus, está negativamente interferindo a saúde, a segurança e a estabilidade social dos brasileiros.
A atual situação da propagação do vírus Covid-19, já é desconfortante e preocupante por si só, com isso se faz necessário que as informações sejam checadas antes de compartilhar o conteúdo.
Autoridades em cargos elevados estão sendo punidas por essas postagens de informações falsas, que só estão servindo como mensagens de desordem para o atual momento, e ainda de pessoas com más intenções que estão utilizando para artimanhas criminosas.
Então, antes de compartilhar as informações, mesmo que seja de algum conhecido que a publicou, verifique o conteúdo, veja o site oficial da notícia, e até mesmo pergunte a fonte da informação, se atente a data da publicação e a estrutura do texto, pois alguns conteúdos podem ser associados à prática de calúnia, difamação, injúria, ou até mesmo outra prática ilegais ou imorais.
É um momento contencioso, iremos passar por toda essa situação é imprescindível que a iniciativa de verificar e não propagar as Fake News seja individual, pois estas atrapalham a manifestação das verdadeiras notícias.
Dalila Teixeira de Souza
OAB/RJ 218.340-E