ITATIAIA
A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) de Itatiaia encerra este ano com uma nova marca na formação profissional do município. A unidade realiza nesta sexta-feira, dia 5, a formatura de 200 alunos que concluíram as qualificações do segundo semestre. Somados aos 156 formandos do início do ano, a instituição supera a marca de 350 capacitados apenas em 2025, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento regional. A cerimônia de formatura acontece às 19 horas, no Plenário, da Câmara Municipal, no Centro da cidade.
Nesta etapa, os estudantes se formaram em cursos como Agente de Informações Turísticas, Assistente Administrativo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Excel Avançado com VBA, Inglês Iniciante, Marketing Digital com Ênfase em Empreendedorismo, Operador de Computador, Recepcionista e Libras. A diversidade de áreas enfatiza a proposta da Faetec de aumentar as possibilidades de inserção profissional em diferentes setores.

Coordenação da Faetec anuncia ampliação e novos cursos para fortalecer 2026 – Divulgação
A coordenadora da unidade, Mônica César Araújo, destaca o impacto social da Faetec no município. “Ver nossos alunos concluindo seus cursos e conquistando novas oportunidades é a prova de que capacitação transforma realidades. Estamos muito felizes com os resultados de 2025 e ainda mais motivados com as novidades que chegam em 2026”, destacou a coordenadora.
Mônica também anunciou que 2026 será um ano de ampliação estrutural e pedagógica. Estão previstas novas salas de aula, laboratórios, ampliação das parcerias e oferta de cursos nas áreas de logística, eventos, comunicação e educação, além da continuidade das formações já existentes. “A chegada de novos professores também integra o processo de expansão”, complementou.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Anderson de Moraes, falou sobre a importância da instituição. “A Faetec Itatiaia é um exemplo de compromisso com a comunidade. Investir na qualificação profissional é garantir mais emprego, renda e desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro”, disse Moraes.