RESENDE
Os moradores da região das Agulhas Negras têm até o próximo domingo, dia 7, para visitar a exposição imersiva “Steam XP: Mundo Curioso”, que acontece no Espaço Z, no Centro da cidade. Gratuita, a mostra apresenta atividades dinâmicas e interativas baseadas na metodologia Steam, que integra Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Voltada especialmente para jovens de 10 a 14 anos, a exposição reúne instalações interativas, jogos educativos e desafios colaborativos, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. O público é convidado a explorar conceitos de forma prática e divertida, inspirando-se em figuras históricas como Marie Curie, Tarsila do Amaral, Santos Dumont, Leonardo da Vinci, Arquimedes e também em nomes contemporâneos, como Steve Jobs.
Para o coordenador de produção do projeto, Thiago Catelani, a mostra vai além do entretenimento. “A iniciativa traz uma experiência incrível para os alunos de poderem trabalhar essas áreas de forma integrada. Além de muito enriquecedora, a participação na exposição proporciona várias ideias para projetos futuros”, destacou Catelani.
A gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, Catarina Lutero, reforçou o impacto educacional. “Em 2022, lançamos a Liga STEAM como resposta aos desafios da educação brasileira, marcada pelo déficit na qualidade do ensino e no acesso à formação de professores. Apoiar mais uma iniciativa como esta nos deixa muito felizes, pois abre caminhos para novas possibilidades de futuro”, afirmou Catarina.
O projeto é realizado pela ID4! Produtora Cultural, com patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Rouanet, e conta com o apoio da Prefeitura de Resende e da Secretaria Municipal de Cultura.
Educação Steam
A metodologia de ensino conhecida como Steam surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, a partir da constatação de que os estudantes demonstravam pouco interesse pelas ciências exatas. O nome é formado pelas iniciais, em inglês, de Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. A proposta busca integrar essas disciplinas em vez de tratá-las de maneira isolada, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo e eficaz. A Steam XP utiliza essa metodologia com o objetivo de aproximar os alunos do conhecimento de forma divertida, interativa e envolvente, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe.







