RESENDE
O público ainda pode conferir de perto as obras do 52º Salão da Primavera, em exibição no Museu de Arte Moderna de Resende (MAM) até a próxima sexta-feira, dia 31. A mostra, organizada pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reúne 60 obras de 43 artistas de diferentes regiões do Brasil e é considerada uma das mais tradicionais e prestigiadas do país no segmento das artes visuais. O 52º Salão da Primavera está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Museu de Arte Moderna de Resende, localizado na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.
Os interessados em realizar visitas em grupo podem entrar em contato pelo telefone (24) 3360-6155 ou pelo e-mail [email protected] para agendar horários.
A exposição foi aberta em setembro, com cerimônia de premiação e grande participação de artistas, críticos e admiradores da arte contemporânea. O evento reafirma o compromisso do MAM Resende em valorizar e divulgar a produção artística nacional, estimulando o diálogo entre criadores e o público.
Nesta edição, o edital recebeu 210 obras inscritas, enviadas por 93 artistas. Após análise da Comissão Julgadora, foram escolhidas as 60 peças que compõem o acervo deste ano. Entre os destaques, três artistas foram premiados com o Prêmio de Aquisição, no valor de cinco salários-mínimos cada, concedidos pela Prefeitura de Resende, Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e Câmara Municipal de Resende.
Os vencedores foram Stela Cramer, Diego Cancela e Beatriz Lemes, que tiveram seus trabalhos incorporados ao acervo do museu. Outros dez artistas receberam Menções Honrosas por suas produções inovadoras e pela relevância estética de suas obras: Adriana Ramalho, Claudia Moraes, Edu Devens, Joseph Figorelle, Maurício Teixeira, Paulo Neves, Rosane Viegas, Stefano Maglovsky, Tatiana Clauzet e Wilson Anastácio.
Entre os selecionados para a exposição estão nomes como Ana Carrupt, Antonio Morgado, Ana Vine, Teresa Garcia, Raphael Fava e o Coletivo de Artistas do CAPS AD de Resende, formado por Divino, George, Milton, Robson, Sérgio e Vanessa. As obras apresentadas abrangem diferentes técnicas e linguagens, incluindo pintura, escultura, fotografia, gravura, aquarela, colagem e técnicas mistas.
Para o secretário municipal de Cultura, professor Wilson, o Salão da Primavera é um dos eventos mais importantes no cenário artístico regional. “O público tem até o dia 31 de outubro para apreciar um panorama diversificado das artes visuais contemporâneas. É uma oportunidade única de vivenciar o talento e a criatividade de artistas de todo o país em um mesmo espaço”, destacou o secretário.






