VOLTA REDONDA
Em meio ao aço e concreto também nasce a poesia. A exposição literária “Poesia & Ponto”, fruto de um projeto organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda em parceria com a Academia Volta-redondense de Letras (AVL), que teve sua abertura na noite da última quinta-feira, dia 12, no Espaço das Artes Zélia Arbex, no bairro Vila Santa Cecília. No total, são quase 100 poetas participantes das edições 2023 e 2024 da iniciativa, que têm seus trabalhos expostos no equipamento cultural até o dia 3 de janeiro. O público pode conferir a mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e o e-book com todos os trabalhos selecionados está disponível gratuitamente no site da AVL (avl.org.br).
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, conta que o projeto, em seu ano inicial (2022), consistia na colagem de poesias pelos pontos de ônibus da cidade. Isso não aconteceu, porém, nas edições de 2023 e 2024, então a alternativa foi realizar uma exposição literária no Zélia Arbex para certificar os poetas participantes, que receberam certificados no evento de abertura.
“Nos últimos anos investimos muito no segmento da literatura em Volta Redonda através de oficinas, saraus de poesia, incentivo através da Lei Paulo Gustavo e criação da Biblioteca sobre Rodas. E nada mais justo que encerrar o ano com uma exposição literária na principal galeria de artes da cidade”, afirmou o secretário.
O presidente da Academia Volta-redondense de Letras, Jean Carlos Gomes, destacou a parceria com a SMC para a visibilidade dos expoentes da poesia no município. “A exposição é importante porque dá mais visibilidade aos poetas da cidade, mostrando à sociedade que nossa cidade também é um celeiro de dezenas de poetas/escritores, cada um com jeito peculiar de tocar/registrar seus escritos para os que virão. Agradecemos imensamente a parceria relevante com a Secretaria de Cultura, que pôde viabilizar o projeto.”