ITATIAIA
A ExpoRio Turismo Agulhas Negras começou nesta sexta-feira e seguirá até domingo, dia 7, movimentando Penedo, em Itatiaia, com uma programação que reúne cultura, gastronomia, negócios e atrações musicais. Realizado no Campo do Clube Finlândia e no Encanto Penedo, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, com foco na interiorização do turismo fluminense e na integração dos destinos regionais.
A abertura reuniu autoridades estaduais e municipais, incluindo o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os prefeitos Kaio Márcio (Itatiaia), Tande Vieira (Resende), Aluísio d’Elias (Quatis) e Babton Biondi (Rio Claro), além do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida. O primeiro dia foi marcado por entregas estruturantes, como a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica do Artesanato Fluminense para os quatro municípios da região, acompanhada da entrega simbólica das carteiras de artesãos e certificação das associações locais.
Foram entregues ainda as carteiras de Guias de Turismo e assinados os termos do programa Vivências do Rio Rural, que passa a integrar novos roteiros de turismo rural nas Agulhas Negras, conectando visitantes a experiências ligadas à produção agrícola, gastronomia e vivências culturais. As primeiras placas de sinalização do projeto também foram apresentadas durante a solenidade.
Em seu discurso, Tutuca destacou o papel das Agulhas Negras no fortalecimento do turismo fluminense. “A região das Agulhas Negras representa o que temos de melhor no turismo do interior: natureza exuberante, gastronomia de qualidade, experiências rurais únicas e um trade comprometido. A ExpoRio Turismo é mais do que um evento, é uma política pública que garante capacitação, oportunidades e fortalecimento das cidades que vivem e dependem do turismo”, afirmou.
Com natureza exuberante, gastronomia reconhecida, rede hoteleira diversificada e atrativos como Penedo, Visconde de Mauá e o Parque Nacional do Itatiaia, a região se consolidou como um dos polos turísticos mais fortes do estado. A realização da ExpoRio Turismo aprofunda essa vocação ao aproximar o trade, qualificar profissionais e ampliar a visibilidade dos destinos no mercado estadual e nacional.
A edição Agulhas Negras encerra o calendário 2025 da ExpoRio Turismo com foco na regionalização e na geração de novas oportunidades para pequenos negócios, beneficiando pousadas, restaurantes, guias, receptivos, artesãos e produtores locais.
Programação
A programação do sábado, dia 7, inclui mesas e painéis sobre ecoturismo, sustentabilidade, gastronomia como vetor de desenvolvimento, captação de investimentos, turismo de aventura, bem-estar e marketing turístico. Entre os participantes estão representantes do Parque Nacional do Itatiaia, Parque Estadual da Pedra Selada, especialistas em cicloturismo, guias de turismo, chefs, produtores e gestores públicos da região.
Já o domingo, dia 8, é dedicado ao artesanato fluminense, ao mercado de destination wedding, às heranças culturais das colônias, às estratégias para o turismo cultural e ao papel dos eventos como força motriz para o desenvolvimento do setor. Profissionais da região, da Academia Militar das Agulhas Negras, do Instituto Campo Belo, de associações culturais e de eventos regionais participam das atividades. O evento se encerra às 13h30min.
Entre as atrações musicais confirmadas, estão os shows de Yasmin Santos, no sábado, e Thiago Martins, no domingo, sempre às 21h30min.






