ExpoRio Turismo Costa Verde encerra primeira edição regional, em Angra dos Reis

Por Franciele Aleixo
artesãos da costa verde fizeram exposições de produtos no calçadão da praia do anil crédito ascom setur rj

ANGRA DOS REIS

A ExpoRio Turismo Costa Verde encerrou a primeira edição regional neste domingo, dia 7, deixando um saldo positivo para a população e reforçando o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o setor. Realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, no Iate Clube Aquidabã, em Angra dos Reis, o evento teve co-participação do Senac RJ e o apoio do Sicomércio e da Prefeitura de Angra, atraindo profissionais e o público em geral.

A programação contou com painéis sobre sustentabilidade, ecoturismo, gastronomia, tecnologia e inovação, reunindo mais de 40 palestrantes, além de uma agenda cultural com artesanato e grandes shows na Praia do Anil.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, celebrou o sucesso da iniciativa. “A ExpoRio Turismo Costa Verde mostrou que o turismo é um motor de desenvolvimento para todo o estado. Aqui conseguimos debater tendências do setor, valorizar o artesanato, fomentar o empreendedorismo local e, ao mesmo tempo, levar cultura e entretenimento para a população. Nosso objetivo é democratizar o turismo, interiorizar cada vez mais os eventos e mostrar que regiões como a Costa Verde são estratégicas para o futuro do turismo fluminense”, destacou Tutuca.

Tendências e Artesanato

Nos dois primeiros dias (5 e 6 de setembro), a plenária discutiu temas como o futuro da hotelaria, tecnologia aplicada ao turismo, conservação marinha e sustentabilidade, além do papel da gastronomia como cartão-postal do estado.

O evento foi encerrado com a palestra “Turismo local, futuro, inovações e sustentabilidade”, destacando que a região vive uma nova fase baseada em capital humano, preservação ambiental e inovação tecnológica.

O artesanato da Costa Verde também teve espaço de destaque. A roda de conversa “A importância do artesanato para o turismo fluminense” reuniu representantes de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba.

Para o coordenador do Programa de Artesanato da Setur-RJ, Marcel Vasconcelos, a participação foi fundamental para valorizar a produção local:

– O artesanato é uma expressão da nossa identidade, um atrativo cultural que impulsiona a economia e cria conexões genuínas entre o turista e o destino. A receptividade aqui em Angra foi fantástica – disse Marcel.

A mestra-artesã de Angra dos Reis, Zuleide Rodrigues, também ressaltou a visibilidade conquistada:

– Ter um espaço como a ExpoRio para mostrar nosso trabalho e dialogar com o poder público é um reconhecimento do nosso papel. O turismo não é só paisagem; é a nossa história, contada pelas nossas mãos – elogiou Zuleide

O evento foi além dos debates técnicos e levou uma programação cultural diversificada à Praia do Anil, com exposição de artesãos e três noites de apresentações gratuitas de Jorge Vercillo, Diogo Nogueira e Thiago Martins. O cantor encerrou o evento celebrando a energia da região:

– Voltar para Angra dos Reis e me apresentar aqui é uma alegria enorme. O carinho do público é único e a gente sente essa energia. O turismo da Costa Verde é forte e merece eventos assim, que misturam cultura, música e valorização da nossa gente – afirmou Thiago Martins.

A próxima edição da ExpoRio Turismo vai acontecer na região Caminhos da Serra, de 3 a 5 de outubro, na cidade de Bom Jardim.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos