VOLTA REDONDA
O Parque do Ingá, em Volta Redonda, será palco de um encontro especial que une espiritualidade, cultura e defesa da natureza. O evento ‘Tambores pelo Meio Ambiente’ acontece no domingo, dia 24, a partir das 8 horas, e é promovido pela Comissão de Terreiros do Sul Fluminense – Mojubá, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A atividade é gratuita e aberta ao público.
A proposta é dar voz à força ancestral dos tambores em um ato simbólico em defesa do meio ambiente. Com o lema ‘Axé para a mata! Axé para todos nós!’, o evento reforça o compromisso histórico dos povos de terreiro com a preservação ambiental. Para essas comunidades tradicionais de matriz africana, proteger a natureza é também preservar sua fé, seus ritos e sua identidade cultural.
Durante o encontro, haverá a distribuição de mudas nativas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além do lançamento da nova edição da Cartilha Mojubá, uma publicação que valoriza e dá visibilidade às casas tradicionais de matriz africana da região.
A Patrulha de Garantias Fundamentais, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, também marcará presença, reforçando o compromisso com os direitos e a proteção das tradições religiosas afro-brasileiras.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jorge Fuede, destacou a importância da iniciativa.
“Este evento une cultura, fé e consciência ambiental. É uma oportunidade de fortalecer o vínculo da população com a natureza e reforçar que preservar as matas é garantir qualidade de vida para todos nós”, afirmou.
Evento ‘Tambores pelo Meio Ambiente’ contará com a parceria da Prefeitura de volta Redonda
Espiritualidade, cultura e preservação ambiental se unem em ato no Parque do Ingá neste domingo, 24
A proposta é dar voz à força ancestral dos tambores em um ato simbólico em defesa do meio ambiente – Divulgação/PMVR


