VOLTA REDONDA
Falta pouco para o público conhecer qual estabelecimento leva o título de Melhor Petisco da Cidade. Os ganhadores do 1º Volta de Boteco serão anunciados neste domingo, durante um evento gastronômico gratuito na Praça Pandiá Calógeras. A dupla Waguinho e Nigéria abre a programação musical com repertório de samba e pagode, e em seguida é a vez de Figurótico e Ranieri animarem o público com repertório de pop rock nacional e internacional. Para a criançada, será montada uma Área Kids, com monitoria e brincadeiras como futebol inflável, escalada inflável gigante, tobogã gigante, pula-pula e mais.
O Volta de Boteco é um evento colaborativo realizado pelo Polo Gastronômico, que foi criado para fortalecer a identidade gastronômica volta-redondense e estimular a economia local por meio da gastronomia. Sua formação conta com a participação de diversos empreendedores e instituições locais, incluindo a Prefeitura de Volta de Redonda, Sebrae, CDLVR – Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, ACIAP-VR – Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda, UFF, Fundação CSN, entre outros.
Para apuração dos votos, alunos da UFF desenvolveram um software que garante a independência e transparência durante o processo. O programa foi realizado pelos estudantes Uilton César Peres Junior, Marcos Vinícius de Souza e Leonardo de Freitas Sousa, do curso de Matemática Computacional, sob orientação das professoras Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha e Marina Sequeiros Dias de Freitas utilizando como base a plataforma Python. Para realizar o registro do voto no software, uma interface é aberta onde selecionada a zona de apuração e em seguida são inseridas as notas para cada categoria. Ao final, um relatório é gerado com os dados computados.
PARTICIPANTES
O Bar do Tchelo, Barão Boteco, Bier Prosit, Calumma Pub, Casa Relicário, Choperia Boca Maldita, Costelaria Fogo de Chão, Deliciare Choperia, Metamorphose Bar e Vitória Restaurante & Choperia são os dez estabelecimentos que tiveram os petiscos melhor avaliados no concurso. Durante o dia, os visitantes poderão provar os pratos, que serão vendidos com o preço fixo de R$20. Para trazer o clima de boteco, o bar venderá chope a preço popular.
Além do título de Melhor Petisco, os 35 estabelecimentos participantes concorrem nas categorias Atendimento e Temperatura da Cerveja ou Chopp. Também serão premiados os 10 garçons melhores avaliados e eleito o Melhor Garçom da Cidade.