VOLTA REDONDA
Acontece nesta sexta-feira, dia 28, em Volta Redonda um encontro transformador para as mulheres da Construção Civil na Região Sul Fluminense. Trata-se da segunda edição do ‘Elas Constroem o Sul Fluminense’, que reunirá profissionais do setor para discutir o impacto da Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Emocional (IE) no Futuro do Trabalho, destacando o protagonismo feminino na indústria brasileira. O encontro vai acontecer a partir das 17 horas, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR), na Rua 93 C, 291, no bairro Vila Santa Cecília.
O evento, que é direcionado para mulheres e contará com uma palestra inspiradora ministrada por Cristiane Magalhães, Doutora com ênfase em Building Information Modeling (BIM ) – Modelagem da Informação da Construção e consultora de implementação de BIM e gestão digital da Construção/Firjan, e Elissandra Candido, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF) e líder do projeto ‘Elas Constroem/CBIC’.
SETOR DESAFIADOR PARA AS MULHERES
Para a presidente do Sinduscon-SF e líder do Projeto Elas Constroem, Elissandra Candido, a Construção Civil sempre foi um setor desafiador para as mulheres, que está reescrevendo essa história. “O conhecimento, a tecnologia e a inovação são as grandes ferramentas para fortalecer o nosso protagonismo”, destacou a presidente, ressaltando que este evento não é apenas um espaço de troca de ideias, mas um chamado para ação. “Queremos construir um núcleo de liderança feminina na indústria da construção no Sul Fluminense, conectando mulheres que transformam desafios em oportunidades e que estão prontas para ocupar espaços estratégicos. O futuro do setor depende da diversidade de pensamento e da força feminina na tomada de decisões”, completou
Vale lembrar que o Elas Constroem é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que busca fortalecer a presença feminina na Construção Civil, promovendo capacitação, networking e visibilidade para mulheres que atuam no setor. O projeto já impactou centenas de profissionais em todo o Brasil e segue expandindo sua atuação para novas regiões.
FORTALECER E IMPULSIONAR MULHERES
De acordo com a vice-presidente da Área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Claudia Pontes, o projeto Elas Constroem nasceu para fortalecer e impulsionar mulheres que atuam na Construção Civil. “Quando nos unimos, criamos redes poderosas de apoio, aprendizado e crescimento. O Sul Fluminense tem potencial para ser um grande polo de referência na liderança feminina do setor, e este evento é um primeiro passo essencial”, disse Ana Claudia, ressaltando que a ideia inspirar cada mulher a acreditar no seu valor, na sua competência e no impacto que pode gerar na indústria. “Não estamos apenas construindo edificações, estamos construindo o futuro da construção civil com mais equidade e inovação”, completou a vice-presidente.
Vale lembrar que, a segunda edição do Elas Constroem o Sul Fluminense é realizado pelo Sinduscon-SF e conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), AEVR e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a missão ampliar a presença feminina em um setor historicamente masculino, incentivando a qualificação, o desenvolvimento profissional e a criação de novas lideranças femininas na indústria. O evento é gratuito, mas as interessadas devem realizar inscrição prévia no link https://forms.office.com/r/Y5uftVFJ5j para garantir a participação.