>
728x90 desconto iptu (2)

Evento direcionado a líderes comunitários fala sobre impacto na saúde mental

Por Franciele Aleixo
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

VOLTA REDONDA

Afeto, cuidado, empatia, amor, zelo, compaixão, terapia foram algumas das palavras compartilhadas no encontro promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA na tarde da última quinta-feira, 29 de setembro. O programa de saúde “Mentoria em Mente” apresentou o “Workshop de Saúde Mental em Lideranças de Impacto Social”, idealizado e ministrado pelo professor Alessandro Orofino no Aterrado.
bnr am aniv barra mansa 970x150

Retomando a volta dos eventos presenciais no campus universitário Porfírio de Almeida, o professor e coordenador do Escritório da Cidadania, agora situado no Aterrado, Dario Aragão fez uma breve abertura aos presentes.  

Por sua vez, Orofino iniciou a palestra com leveza, cuidado com o próximo e provocou um exercício para “se conectar com o sentimento de paz” em cada participante. Em seguida, em diversos momentos abrindo espaço para participações e trocas com a plateia, falou sobre autoliderança e auto empoderamento. “A liderança é um movimento contínuo. Você não é, você está”. Quando se aprofundou sobre o lugar de fala de um líder, foi taxativo “O poder não é dele, é dos outros. O líder só é líder porque o outro permitiu”.  

Para o professor, líderes têm sensibilidade aguçada. “Você só pode dar afeto se você tem capacidade, a honrosa capacidade de escutar”. Segundo ele, o autoconhecimento é a chave, é a importância de cuidar do interior do indivíduo. “Nossos problemas começam e terminaram dentro de nós. O ser humano não é só o que ele pensa, é o que ele sente”. 


Nas horas seguintes, a apresentação de Orofino, que usou imagens fortes e impactantes para ilustrar o tema, explanou o impacto na saúde mental nos dias de hoje. “A humanidade precisa entender que se não dermos importância a isso, só vamos aumentar as estatísticas”, enquanto apresentava números a respeito de situações delicadas referentes a depressão, saúde mental e até suicídio. 

– Todos nós somos frágeis. A fragilidade nos constrói. Precisamos ter compaixão conosco. É natural se cansar – explicou na palestra. “A capacidade de transformar exige contribuição, autoconhecimento e muito estudo”. 

A iniciativa superou as expectativas da organização, que teve a grata surpresa de presenças de não apenas líderes de diversas associações comunitárias, mas também de alunos de muitos cursos da instituição.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos