VOLTA REDONDA
Comemorando seus 21 anos desde sua fundação, o Grupo Cênico Estudarte prepara a décima primeira edição de seu festival de Teatro! Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, o palco do Teatro Gacemss 2 sediará o evento, que terá entrada gratuito e o público já pode sacar seu ingresso no Premium Café (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1).
Em cada noite a trupe apresentará quatro espetáculos distintos, que não se repetem, totalizando oito peças de curta e média durações. Entre dramas e comédias, o Estudarte trará dois textos totalmente inéditos, misturados a outros já conhecidos e, de quebra, alguns que já conquistaram o gosto popular.
Com temas como etarismo feminino, discussões com setor de telemarketing, crises de relacionamento, situações psiquiátricas e conflitos familiares, o Estudarte lança mão de novidades. Dentre elas, as direções de Maycon Lendel e Raquel Amorim ao lado de Rodrigo Hallvys.
A primeira noite iniciará com a já conhecida ‘Maracujás na gaveta’, texto de Albinno Oliveira Grecco, que aborda conflitos de uma mulher da terceira idade dentro do casamento. Em seguida a inédita ‘Amém!’, traz um casal que tem esperança e tenta encontrar uma forma de fazer o relacionamento voltar a funcionar. Já o terceiro texto, também de Albinno, será a já conhecida ‘O nubente’, sobre questionamentos de um noivo prestes a se casar. E para encerrar a primeira noite, a cômica e famosa ‘Árvore genealógica’, livre adaptação de Rodrigo Hallvys para o homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, com uma dinâmica trazida pelo elenco junto à direção de Raquel Amorim.
O domingo terá sua abertura com a famosa e indicada a prêmios ‘Barulho’. Sucesso tanto em Volta Redonda quanto no Rio de Janeiro, o curto texto traz a atmosfera de uma crise psiquiátrica que as personagens vivem e recebe a direção de Maycon Lendel, que já atuou no texto, se destacando nos palcos em 2023. Na sequência entrará em cena o emocionante ‘Sentimentos Partidos’, que traz ao público momentos de rompimentos marcantes vividos pelas personagens. Em seguida as comédias dão o ar da graça com a inédita comédia ‘Alô?’, com curtíssima duração, o texto põe em cena uma personagem que chega no limite ao ter que lidar com o excesso de ligações de telemarketing em sua casa. Realidade vivida por grande parte da população. E por último, encerrando o evento, a fórmula que já conquistou a plateia com ‘Degrau a degrau’, comédia que lança mão de surtos dentro de uma sessão de psicoterapia.
-Trabalhamos diversas vias e gêneros teatrais. Sempre com temas que fazem o público se sentir representado ou familiarizado com as situações. O festival está esteticamente mais simples, mas as cargas textuais e de técnicas de interpretação mais profundas, que tem sido nosso objetivo na formação dos atores. E o público vai sentir isso de forma bem estampada. Tudo feito com carinho e consciência – adianta Rodrigo Hallvys, que em breve retornará com a turnê do espetáculo ‘A Última Carta’, peça que estreou em Curitiba/PR em outubro passado e chegará ao Sul Fluminense na próxima escala.
FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss
24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.
25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.