VOLTA REDONDA
Três dos oito espetáculos do XIII Festival de Teatro do Estudarte terão algumas cenas apresentadas neste sábado, dia 13 às 19 horas, no Centro Cultural Fundação CSN, com entrada gratuita e, desta vez, classificação para 18 anos.
Nas últimas edições o grupo cênico iniciou o formato de prévia, como ensaio aberto, onde algumas cenas são apresentadas em dezembro, como um “trailer” em primeira fase, mostrando ao público o que pode esperar para a fase seguinte, que desta vez ocorrerá em abril de 2026.
Com uma abordagem mais forte, dando motivo à classificação etária, os elencos de três das quatro turmas da Oficina de Atores Estudarte apresentarão partes dos espetáculos de longa duração.
-Escolhemos cerca de três a quatro cenas de cada um dos espetáculos das turmas mais antigas para a plateia ver a profundidade dramatúrgica que estamos trazendo. Abordando temas mais fortes e com novo ponto de vista textual – inicia Rodrigo Hallvys, diretor geral do grupo, complementando que neste ano optaram por trabalhar apenas com atores adultos. “Decidimos para podermos desafiar com abordagens mais verossímeis. Embora tenhamos uma comédia que abordará a importância de se viver o luto no período certo, teremos também dramas que atravessam temas fortes, os quais atravessam a sociedade atual e não podemos fechar os olhos para eles”.
“A Última Noite” e “Diante do Tempo” são textos, respectivamente, interpretados pelas turmas iniciante e veterana, enquanto “Quando as lápides também riem” traz o alívio cômico através da turma intermediária. Ao total serão 24 dos mais de quarenta atores que o Estudarte possui atualmente em sua oficina, com escalação dos integrantes Anaví Azevedo, Angélica Arieira, Bel Rodrigues, Bianca Amelio, Bruno Lene, Bruno Nascimento, Cheudo Augusto, Cleide Cris, Diego Alvez, Eduardo Idalino, Evandro Souza, Joice Sayumi, Julia Werly, Juliandrea Miguel, Julio Cemi, Leon Martins, Lídia Judice, Livian Helena, Lyan Martins, Marcelle Costa, Nilton Renna, Raquel Amorim, Sarah Barros e Sarah Ferreira.
-No ano que vem o Estudarte voltará a ter oficina para crianças e adolescentes. Algo que deixamos de fazer a algum tempo. Novos diretores assumirão os trabalhos no grupo e com isso abriremos o leque para as faixas etárias mais novas. Mas para 2025 nosso trabalho realmente está focado no público maior de idade – finaliza Hallvys.