Estudantes participam do Projeto ‘Janelas para o Turismo’ e conhecem o Planalto do Itatiaia

Por Cyntia Freitas

ITATIAIA

Estudantes de três unidades da rede municipal de ensino participaram na quarta-feira, dia 23, de mais uma edição do Projeto “Janelas para o Turismo”, que visa apresentar lugares turísticos aos estudantes da Rede Municipal, com o objetivo oferecer cada vez mais contato com a cultura e o conhecimento. A iniciativa, que dessa vez levou os alunos para conhecerem as belezas da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia é uma parceria da Prefeitura de Itatiaia, por meio das Secretarias de Educação e Turismo e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Projeto “Janelas para o Turismo”, que visa apresentar lugares turísticos aos estudantes da Rede Municipal-Divulgação PMI

De acordo com o cronograma, esse foi o terceiro encontro de 2023. Nessa edição 40 alunos de três unidades escolares. Entre eles, Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, do bairro Penedo, Colégio Municipal Joaquim Miguel dos Santos, no bairro Maromba e Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no Jardim Itatiaia, se reuniram para aprender um pouco mais sobre Itatiaia e as belezas da região de montanha. “Essa é mais uma iniciativa para levar para população local o significado de pertencer, de morar em lugar e a importância do turismo nesse contexto”, disse o coordenador do curso técnico de turismo do IFRJ, Marcelo Vidal,.

Além dos profissionais da Prefeitura, a visita ao Parque Nacional, contou com orientações e troca de experiências com a equipe de alunos formandos do curso de Turismo do IFRJ, coordenado pelo professor, Marcelo Vidal.

Seguindo o planejamento, feito um percurso de 2km pela parte alta do Parque Nacional, para que os estudantes pudessem observar as características geográficas da região que dá acesso a um dos mais importantes atrativos do nosso estado:  o Pico das Agulhas Negras.

Durante o percurso, até o abrigo Rebouças, os alunos tiveram explicações sobre as características marcantes da parte alta, como: o relevo bastante rochoso, pouco desgastado, o clima tropical de altitude, com a presença de menos oxigênio e ar mais rarefeito, além da vegetação de campos de altitude, tipicamente arbustiva, que permite melhor compreensão do conteúdo trabalhado em sala de aula.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos