Fabíola Ito realiza ‘Exposição Mulheres Incríveis’ de forma virtual e presencial

0

BARRA MANSA

A fotógrafa Fabiola Ito, apresenta a ‘Exposição Mulheres Incríveis- Edição Outubro Rosa’. Por conta da pandemia, tudo mudou e ela pode fotografar apenas mulheres que já tinham passado pelo tratamento da quimioterapia e radioterapia.

De acordo com ela, para as fotos terem um tom ainda mais emocionante, ela inseriu elementos lúdicos, que levam o expectador a sentir a emoção da cura e do recomeço. “Este ano diversas entidades se sensibilizaram em nos incentivar. Tivemos o apoio fundamental da diretoria do CDL de Barra Mansa, que divulgou um outdoor na cidade mostrando como é importante a prevenção e o autocuidado. O câncer de mama pode acometer qualquer pessoa, independente de sua idade ou histórico familiar. Quanto antes a pessoa descobrir, maior é a chance de cura. Devemos estar atentas a realizar periodicamente todos os exames necessários e entender que mulheres jovens não fazem parte do grupo de rastreio desta doença. Atendi algumas mulheres bem jovens, na faixa dos 20 a 30 anos, que felizmente descobriram o diagnóstico no começo”, explica.

Com os fatores limitantes que esta situação da pandemia trouxe, a princípio esta exposição seria somente virtual, porém a fotógrafa recebeu novamente o convite para estar expondo no Hospital Unimed em Volta Redonda. A exposição presencial pode ser conferida até o próximo dia 31, no hall do local. Os retratos estão sendo expostos de forma virtual durante todo mês de outubro no Instagram da fotógrafa (fabiola_itophotography). Este trabalho tem a Curadoria de Carla Giovana Rolim, Coordenação de Katia Salles e apoio da mastologista Gisele Limonge.

Ao ser questionada sobre a importância desta mostra, a fotógrafa diz que este não é só um trabalho sobre prevenção e autocuidado. “Este trabalho significa o resgate da autoestima destas mulheres. Mulheres que venceram a estranheza, o medo e tantos outros sentimentos. Se viram sem cabelos, sem cílios e sobrancelhas, sem seios. Vê-las sorrindo novamente e se sentindo bonitas é motivo de grande realização para mim”, destaca.

SOBRE A FOTÓGRAFA

Fabíola Ito, fotógrafa natural da cidade de Barra Mansa, é especialista em retratos femininos e retratos de família. Vem desde o ano de 2018 realizando um trabalho com mulheres que passaram pelo câncer de mama. “Tudo começou quando em 2016 uma grande amiga minha passou por esta enfermidade. Tive o despertamento de enxergar que eu não conhecia este assunto, foi quando me aprofundei em leituras e laboratórios com médicos oncologistas e mastologistas. Neste meio tempo conheci uma moça, Kátia Salles, que também tinha passado pelo câncer de mama e me convidou a estar expondo na cidade de Volta Redonda. Hoje Kátia é coordenadora deste projeto. Comecei, junto com estes ensaios fotográficos a redigir um livro de relatos destas mulheres”, explica.

Fabíola conta que após a primeira exposição, este trabalho ganhou muita projeção e ela foi convidada a expor em vários outros locais e ao todo retratou cerca de 60 mulheres desde então.

 

error: Conteúdo protegido !