ITATIAIA
Estudantes portadores de deficiências estão participando do projeto Cozinha Inclusiva, que visa ensinar a preparação de alimentos por meio de receitas simples. Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação no município, o projeto, iniciado na terça-feira, dia 30, no Colégio Municipal Dom Otorino Zanon, na localidade do Jardim Martinelli, no bairro Penedo.
No espaço do Colégio, os estudantes participam de aulas práticas com intuito de prepará-los para o mercado de trabalho, bem como realizar atividades em sua vida diária, sendo uma prática de absorção e repetição de conteúdos necessários para uma vida independente.
A coordenadora de Polo – Penedo, Márcia Sabadine, explica que os alunos irão treinar o preparo de alimentos, através de receitas simples. “Dentre os objetivos específicos do projeto estão a preparação de alimentos com higiene e qualidade, promover socialização, desenvolver o gosto pela culinária, percepção da importância da higiene do ambiente, interação com os colegas, comercialização dos produtos e tornar a oficina autossustentável”, informou.
Márcia destaca ainda que a atividade trabalha com o resgate da autoestima e da autoconfiança, desenvolvendo alguns aspectos relacionados à autonomia, higiene e conservação do ambiente de trabalho, ampliando as possibilidades dos alunos. “O Projeto foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos com deficiência momentos de autonomia e independência, buscando empoderamento, na perspectiva de que mudem suas vidas, sendo protagonistas de sua própria história, desenvolvendo suas habilidades individuais de forma adaptada e lúdica”, afirma Márcia.