ITATIAIA
O encerramento das atividades de 2022 do projeto Agroflorestar, foi marcada pelo lançamento do Gibi Agroflorestar, criado pelos alunos das turmas A, B, C e D do 6° ano, do Colégio Municipal Dom Otorino Zanon, em Penedo. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, dia 25, na quadra de esportes da unidade de ensino, onde os estudantes autografaram a publicação. Participaram do evento o secretário de Educação de Itatiaia, João Miguel Villas-Boas Barcellos; Gabriel Garros e Alexandre Nascimento, representando o Instituto Toré; Ariane Ayres, especialista em Sustentabilidade da Land Rover; Marcelo Leocádio, diretor do Colégio Dom Otorino Zanon, e a professora de matemática, Marli Clementina.
O projeto Agroflorestar é uma iniciativa, desenvolvida em parceria entre o Instituto Toré, Jaguar Land Rover e o estabelecimento de ensino, para implementar ações para restauração e conservação do ambiente, produzindo alimentos para a merenda escolar da rede pública de Itatiaia, com foco na segurança alimentar dos estudantes.
Os alunos Kauã Fonseca (6° ano A), Ana Clara da Silva Corrêa (6° ano B), Kiara Arianne de Oliveira Santos (6° ano C) e Rudah de Azevedo Vargas Nascimento (6° ano D) autografaram os gibis, representando todos os estudantes que participaram da publicação, onde cada estudante faz uma abordagem por meio de desenho, diálogo ou pequeno texto com o tema “reflorestamento”.
As participações da professora Marli Clementina, que leciona matemática e foi uma das inspiradoras do gibi, junto com o educador socioambiental Alexandre Nascimento, que vivencia o dia-a-dia do projeto com os alunos, foram destacadas pelos parceiros da iniciativa.
PROJETO
O projeto, que segue a filosofia do Sistema AgroSaberes, foi idealizado pelo Educador Socioambiental Alexandre Nascimento. “Este ano implementamos o projeto Agroflorestar no Colégio Dom Ottorino Zanon. Uma das atividades principais é o Viveiro Educador e o Sistema Agroflorestal, para produção de alimentos. Até o momento, já foram mais de 1.200 mudas plantadas. Atualmente atendemos 500 alunos, impactando indiretamente em torno de 1500 pessoas da comunidade escolar, incluindo responsáveis e vizinhos dos alunos”, conta Gabriel Garros, do Instituto Toré.
A especialista em Sustentabilidade da Land Rover, Ariane Ayres, destacou que a ação fomenta conceitos importantes na área da educação ambiental. Segundo ela, um dos objetivos da montadora, ao ser parceira no projeto, é procurar estimular outras empresas a também desenvolver iniciativas similares. “Estamos muito felizes com esta parceria. Queremos contribuir positivamente com a comunidade local”, disse.