Estudantes do MEP assistem aula na escadaria da PMVR

Por Franciele Aleixo

VOLTA REDONDA

Cerca de 50 estudantes do Movimento Ética na Política (MEP) tiveram uma sala de aula diferente nesta quarta-feira, dia 8: as escadarias da prefeitura.

A aula aconteceu no local, por conta de um outro motivo, é que por não estarem trajando roupas adequadas, foram impedidos de acompanhar a sessão na Câmara de Vereadores. O vice-coordenador do MEP e professor de filosofia, Érique Barcellos, comenta que a direção do MEP antecipadamente tivesse sido comunicada da ‘visita -aula’ no local público. “Na ocasião não foi feita nenhuma recomendação. Diante do fato, mesmo sem ter acontecido à sessão, por falta de quórum, os alunos e professores decidiram caminhar até a PMVR, e realizaram de forma dinâmica a aula na praça. Lamentamos o ocorrido, a maioria dos alunos nunca tinham ido ao local, muitos nem sabiam onde estava localizada a Câmara. Houve uma certa frustração, penso que os vereadores terão que rever a normativa”, avalia Érique.

Já na praça depois da caminhada, os alunos tiveram aula sobre a história das relações entre os poderes: legislativo, executivo e judiciário. Érique  ressaltou as conquistas do povo organizado e demarcou os gargalos sociais da cidade. Por fim, defendeu o processo educacional que interage com as realidades. Momento mágico que culminou com uma grande roda para troca de energia e homenagem às mulheres.

O professor de matemática e conselheiro do MEP, Paulo Ricardo, destaca que na movimentação cívica que seguiu após os estudantes terem deixado a Câmara. “Apesar da oferta da direção da casa, que poderiam entrar no plenário, pois não tinha acontecido a sessão, a maioria dos estudantes optaram pela aula Praça da PMVR”, informa.

HOMENAGENS PÓSTUMAS ÀS MULHERES QUE ATUARAM NO MEP

Cinco mulheres atuantes na história do MEP, postumamente foram citadas e homenageadas no centro da grande roda dos estudantes. Aplausos e emoções.  Amélia Manoel, ex-aluna e pedagoga, faleceu em2021; Maria do Carmo Real e Silva, pedagoga, cofundadora do PVC, faleceu em 2009; Valéria Galvão, jornalista, professora de redação, faleceu em 2006;  Dona Maria Luiza, mulher simples  da periferia, faleceu em 2005 e Ester Pacifico, bacharel em direito e cofundadora do MEP, faleceu em 1999.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos