RESENDE
Estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chagas, localizada no Surubi, participam do Torneio Brasil de Robótica, que acontece neste sábado e domingo, dia 9 e 10, em Brasília.
A equipe Little Fish Lego, composta por nove alunos, com idades entre nove e dez anos, alcançou o terceiro lugar na competição estadual/regional em Resende, em outubro, com a proposta “Lixeira inteligente em defesa da vida aquática”. Os alunos da Maria Dulce competiram com 38 equipes.
“Os alunos da rede municipal de ensino representarão toda a cidade e os demais alunos de Resende em Brasília. Incentivar o desenvolvimento científico e de engenharia nos jovens proporciona uma nova visão de futuro e diferentes possibilidades no mercado de trabalho a longo prazo. É com muita gratidão e orgulho que prestamos auxílio nesta viagem. Eles já são vitoriosos em qualquer que seja a classificação”, disse a secretária de Educação de Resende, Rosa Frech.
A gestão municipal vai custear todo o transporte, hospedagem, alimentação e material dos alunos nesta viagem, bem como dos quatro profissionais que irão os acompanhar, dentre elas, duas diretoras, uma professora e a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Sabrina Ticon.
A conquista foi possível por meio da parceria entre a Prefeitura de Resende e a Escola Sesi, que, juntos, atuaram em diferentes frentes para impulsionar a participação dos alunos da rede pública municipal. Além de fornecer o material e a orientação essenciais, a Escola Sesi também promoveu a capacitação de 27 professores municipais para que eles pudessem repassar os ensinamentos aos alunos e, assim, viabilizar o projeto.