BARRA MANSA
Estudantes da rede pública municipal foram empossados como vereadores jovens nesta quinta-feira, 13, na segunda edição do Projeto Câmara Jovem, realizado pelo Legislativo barra-mansense. Os 19 agora parlamentares foram selecionados após participaram de um concurso de redação. Cada escola da rede escolheu dois representantes e a comissão formada do projeto avaliou as redações e selecionou os vereadores titulares e suplentes.
O vereador Wellington Pires (PP) foi quem propôs a criação do projeto, presidiu a sessão. O objetivo do Câmara Jovem é conscientizar a juventude sobre a importância de exercer sua cidadania. Os vereadores jovens atuam como parlamentares, fazendo proposições para o município, dando uma visão renovada sobre as necessidades de Barra Mansa. Durante o projeto, eles participam de atividades preparatórias, que os conscientiza sobre o trabalho e a importância do Legislativo e ao final propõem projetos de lei que podem ser colocados em prática na cidade.
“Durante os próximos meses, vocês vão participar de inúmeras atividades para conhecer e vivenciar a atuação legislativa da cidade, compartilhando essa responsabilidade com os vereadores eleitos. Com a atuação e vocês, nós, vereadores, passamos a ter um norte sobre a visão da juventude dos problemas da cidade e tratar as políticas públicas de uma maneira ainda mais ampla, atendendo plenamente a população barra-mansense”, afirmou Wellington aos jovens vereadores.
Presente a posse dos estudantes, o subsecretário municipal de Educação, Ricardo Suckow Rosas, destacou a importância da renovação na política, por meio de iniciativas como o Câmara Jovem. “Parabenizamos todos os eleitos para o Câmara Jovem. O país precisa de muito mais jovens ocupando posições políticas, mas com responsabilidade. Acreditamos no potencial de vocês e pedimos para que sejam replicadores dessa experiências, em suas casas, escolas, entre os amigos”, declarou Ricardo.
Os jovens vereadores puderam falar sobre as expectativas em participar do projeto. Um deles foi Francisco Lukas da Silva Lima, representante da Escola Municipal Gelson Silvino. “Acho o projeto muito importante, porque, às vezes, as crianças podem ter pensamentos diferentes dos adultos e a cidade está sempre precisando de novidades, para melhorar as escolas, ruas e bairros”, afirmou.
A próxima atividade dos vereadores jovens é eleger sua mesa executiva. A eleição acontece no dia 4 de julho, às 15 horas, na câmara.
Vereadores jovens
– Arthur Henriques Veloso de Almeida – representante do Colégio Municipal Antônio Rocha
– Bernardo Cabral Vitorino da Silva – representante do Colégio Municipal Luiz Amaral
– Camily Vitória Rodrigues- representante do Colégio Municipal Damião Medeiros
– Eduarda Ferreira Brasil – representante do Colégio Municipal Maurício Amaral
– Elis da Silva Rafael – representante do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable
– Elisa Paiva Teixeira de Andrade – representante do CIEP 054
– Francisco Lukas da Silva Lima – representante da Escola Municipal Gelson Silvino
– João Gabriel Ferreira Eduardo – representante do Colégio Municipal Clécio Penedo
– Larissa F Mendes Roque – representante do Colégio Municipal Joaquim Peixoto Júnior
– Lian Pereira Augusto – representante do Colégio Municipal Washington Luiz
– Marcela Nunes de Melo- representante do Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno
– Marcelle Landim da Cunha – representante do Colégio Municipal Paulo Basílio de Oliveira
– Maria Isabel Gomes Lins da Silva – representante da Escola Estadual Municipalizada Santo Antônio
– Maria Victória Santos Mendonça – representante do Colégio Municipal Joaquim Maria da Silva
– Matheus Gabriel Rodrigues – representante da Escola Estadual Municipalizada Rialto
– Milla Sol Nunes Camargo – representante do Colégio Municipal Dr. Elvino Ferreira
– Otávio Amorim Aleixo – representante do Colégio Municipal Padre Anchieta
– Pedro Lucas da Rocha Monteiro – representante do CIEP Ada Bogato
– Vitória do Carmo Soares – representante do Colégio Municipal Bartholomeu Anacleto.