>
728x90 vacina (1)

Estado volta a registrar o menor número de homicídios dolosos; comando do Sul Fluminense fala sobre o resultado

Por Mônica Vieira
bnr am aniv barra mansa 970x150

RIO/SUL FLUMINENSE

Nos nove primeiros meses deste ano, o Estado do Rio de Janeiro teve mais uma redução na letalidade violenta e nos homicídios dolosos. Entre janeiro e setembro, a diminuição foi de 10% em ambos os indicadores estratégicos, comparando com o mesmo período de 2021. Foi o menor valor para o acumulado do ano dos últimos 31 anos. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

Ainda nos crimes contra a vida, o latrocínio (roubo seguido de morte) caiu quase pela metade no acumulado do ano: 78 em 2021 contra 40 em 2022. Esse também foi o menor número de vítimas para o indicador desde 1991. As mortes por intervenção de agente do Estado declinaram 8% no acumulado do ano.

O A VOZ DA CIDADE conversou com o Coronel Marcelo Moreira Malheiros, que coordena o 5° Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável por quatro batalhões da Polícia Militar na Região Sul Fluminense sobre o resultado. Ele cita que o Governo do Estado tem investido em políticas públicas para melhorar sempre a segurança em todos os municípios do Rio de Janeiro. Que na nossa região, não é diferente.

O comando do 5° CPA tem feito reforço de seus militares nas ruas e nos pontos onde há maior evidência de criminalidade e de ações delituosas; aperfeiçoando o trabalho do agente público; e investindo no trabalho do policial militar, como, recentemente, com a implantação de câmeras de seguranças nas fardas dos militares, o que traz mais transparência exigida pela sociedade e que proporciona aos policiais maior segurança jurídica em suas ações de patrulhamento e abordagem.

Ele destaca ainda que o trabalho entre as forças de segurança em união, também reflete no resultado. “A presença constante da Polícia Militar e o trabalho em conjunto com a Polícia Civil no apoio as investigações, prendendo os autores dos homicídios, contribuíram também para essa redução”, afirma o coronel Malheiros.

O governador Cláudio Castro também falou sobre o assunto, se dizendo orgulhoso. Ele agradece ao trabalho dos agentes e destaca que a vida é o bem mais precioso. “Continuaremos investindo pesado na segurança pública, pelo bem dos moradores do nosso estado e para que os empresários se sintam cada vez mais seguros em investir no Rio”, disse o governador.


QUEDA TAMBÉM NO ROUBO DE RUA

Ainda segundo o ISP, outro crime com resultado positivo é o roubo de carga. De janeiro a setembro deste ano, houve 15% de diminuição, ou seja, foram menos 519 roubos em comparação ao mesmo período de 2021. Ainda nos crimes contra o patrimônio, os roubos de rua e de veículo também registraram reduções no mesmo período, de 9% e 6% respectivamente.

“A queda dos roubos de carga é muito importante não só para a segurança pública como para a economia do Estado como um todo. As reduções contínuas desse crime são reflexos do investimento do Governo do Estado na Inteligência das forças de segurança, e, no final das contas, a população é a grande beneficiada”, afirmou a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

PRINCIPAIS INDICADORES

Homicídio doloso: 2.258 vítimas nos primeiros nove meses do ano de 2022 e 264 em setembro. Na comparação com 2021, o delito registrou redução de 10% em relação ao acumulado do ano e de 1% em relação ao mês; Letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado): 3.333 vítimas nos primeiros nove meses do ano de 2022 e 359 em setembro – este foi o menor valor para o acumulado desde 1991. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 10%; Morte por intervenção de agente do Estado: 1.010 mortes nos primeiros nove meses do ano de 2022 e 87 em setembro. Na comparação com 2021, o delito registrou redução de 8% em relação ao acumulado do ano e aumento de 13% em relação ao mês. Roubo de carga: 2.909 casos nos primeiros nove meses do ano de 2022 e 352 em setembro. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 15%; Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 47.270 casos nos primeiros nove meses do ano de 2022 e 5.314 em setembro. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 9%; Roubo de veículo: 17.976 casos nos primeiros nove meses do ano de 2022 e 2.206 em setembro. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 6% em relação ao acumulado do ano e aumento de 10% em relação ao mês.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos