Estado do Rio tem mais de três mil vagas de emprego formal, estágio e jovem aprendiz

Por Franciele Aleixo

SUL FLUMINENSE

O mês de janeiro termina com a oferta de 3.356 oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz no Estado do Rio, oferecidas pela Secretaria de Trabalho e Renda e seus parceiros – o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Mudes. Nas regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana, a equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) captou 889 vagas de emprego com carteira assinada. Para os estudantes que procuram por estágio ou uma oportunidade como jovem aprendiz, existem 2.467 chances em vários municípios do Rio de Janeiro.

Já no Médio Paraíba, a captação de vagas reuniu 26 oportunidades, entre atendente de padaria, babá, caseiro, cozinheiro, jardineiro, marceneiro, pintor e soldador. A remuneração média é de R$ 1.412, com necessidade de experiência anterior. Em Valença há vagas para Agente funerário, atendente de padaria, babá, balconista, caseiro, costureira na confecção de serie, cozinheiro de restaurante, empregador doméstico nos serviços gerais, garçom, jardineiro, marceneiro, operador de empilhadeira, operador de máquinas operatrizes, pintor industrial, recepcionista auxiliar de secretaria, soldador.

Estágios

Angra dos Reis- Jovem aprendiz, Administração, Recursos Humanos, Direito, Serviço Social, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Sistemas de Informação

Barra do Piraí- Administração, Ciências Contábeis, Marketing

Barra Mansa- Ensino médio, Administração, Contabilidade, Jovem aprendiz, Tec. Administração, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Direito

Valença-Ensino Médio, Administração

Volta Redonda-Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Letras, Jovem Aprendiz, Engenharia de produção, Marketing, Gestão de Recursos Humanos.

Resende-Jovem Aprendiz, Administração, Direito, Engenharia de Produção.

Cadastro de currículos

De acordo com o Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, as vagas de emprego formal disponibilizadas estão distribuídas pelo setor de comércio (56,6%) e serviços (43,4%). A grande maioria dos empregadores pede o Ensino Médio completo (53%) e oferece remuneração de até dois salários mínimos (60,3%). A secretaria lembra que é importante manter cadastro e currículos atualizados no Sistema Nacional de Emprego, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador.
Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. O endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda, disponível no site http://www.trabalho.rj.gov.br/.
Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e as instituições Fundação Mudes e CIEE resultou na oferta de estágios para diferentes níveis de escolaridade, além de oportunidades para jovem aprendiz. A Fundação Mudes oferece, nesta semana, 636 vagas de estágio nos níveis Superior, Médio e Técnico. Para se candidatar, basta acessar https://www.mudes.org.br/.
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE colocou à disposição 1.831 vagas de estágio, sendo 1.046 para carreiras de Ensino Superior e 785 para Ensino Médio, Técnico e jovem aprendiz. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em http://www.ciee.org.br/.

Rio de Janeiro fechou 2023 em 2º lugar no ranking nacional de geração de empregos formais, com mais de 160 mil novos postos de trabalho no anoO Estado do Rio consolidou sua posição como um dos principais polos geradores de empregos formais no Brasil, ao encerrar 2023 na segunda posição no ranking nacional, com a criação de 160.570 novos postos de trabalho ao longo do ano. O valor do salário médio de admissão no Rio de Janeiro, em 2023, também foi o segundo maior do país – R$ 2.131,14 – atrás apenas do Estado de São Paulo. Os números são do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

De acordo com a análise do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, todas as oito regiões do Rio de Janeiro apresentaram saldos positivos em 2023, com destaque para a Metropolitana, o Médio Paraíba e as Baixadas Litorâneas. Municípios como o Rio de Janeiro, Magé, Macaé, Itaboraí e Duque de Caxias lideraram na geração de novas vagas de trabalho.

Quatro dos cinco setores de atividade econômica apresentaram saldos positivos de geração de postos de trabalho no ano passado: Serviços (99.705), Construção (22.308), Comércio (20.560) e Indústria (18.059). Quanto à faixa etária e escolaridade, os jovens de 18 a 24 anos e aqueles com o Ensino Médio completo foram os mais favorecidos nas contratações, com saldos expressivos de 98.665 e 134.430 vínculos empregatícios, respectivamente.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos