Estabelecimentos da região adotam medidas de prevenção após decreto do governador

0

SUL FLUMINENSE

Após decreto de emergência, publicado hoje, dia 17, no Diário Oficial do Estado, com uma série de recomendações e determinações para o combate do Covid-19, o A VOZ DA CIDADE esteve em alguns setores de Barra Mansa e Volta Redonda para verificar a movimentação de público e as medidas de prevenção. Algumas das recomendações do texto publicado é a limitação, de até um terço, do atendimento ao público em bares e lanchonetes; fechamento de academias e centros de ginástica; redução de horário dos shoppings centers e centros comerciais, entre outros.

Em Barra Mansa, duas academias do Centro comunicaram em suas redes sociais que estarão fechadas a partir desta quarta-feira, dia 18. Já a academia Top Fits, também no Centro, informou que por enquanto manterá o funcionamento, contudo, o movimento já começou a cair em 40%.

No Shopping Figorelle, a equipe do jornal observou que a movimentação também está menor, contudo, muitas pessoas ainda estão indo ao estabelecimento, no segundo piso, para resolver questões no setor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM). No local, os funcionários estão utilizando máscaras, e dando álcool gel à população que será atendida. Além disso, está sendo fracionada a quantidade de pessoas que entram para atendimento por vez.

Já Volta Redonda, no Shopping Park Sul, segundo a comunicação interna, o movimento também caiu e as medidas de prevenção estão sendo tomadas para evitar a disseminação da doença. A partir desta quarta-feira, dia 18, o shopping passará a operar em horário reduzido das 12 às 20 horas, de segunda a domingo, até o dia 1º de abril.  “As ações de prevenção estão mantidas tais como higienização constante das áreas e equipamentos comuns, disponibilização de álcool gel nos banheiros, controle da qualidade do ar condicionado e controle para evitar aglomerações, entre outras, solicitamos aos lojistas que promovam os mesmos controles”, informou a nota.

Já no Sider Shopping, houve instalação de 25 pontos de álcool gel nos sanitários, elevadores e corredores, além da intensificação da limpeza e sanitização de elevadores, escadas rolantes, mesas da praça etc. Já o horário de funcionamento será de 12 às 20 horas de segunda à sábado; aos domingos e feriados as lojas e Quiosques abrirão a partir das 14 horas. De acordo com a assessoria, a diminuição do público já está sendo sentida.

EVENTUAIS PREJUÍZOS

Segundo o governador Wilson Witzel, o Governo do Estado vai liberar uma linha de crédito de financiamento no valor de R$ 320 milhões para micro, pequenas e médias empresas fluminenses, com carência de 12 meses. O objetivo da iniciativa é compensar os eventuais prejuízos em virtude da diminuição da atividade econômica no Rio de Janeiro por causa das medidas de contenção ao Covid-19.

No apelo feito pelo governador e pelo secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, foi enfatizado ainda para que a população siga as recomendações das autoridades e se desloquem o menos possível pelas ruas, permanecendo em casa. “Este é um momento de união e de pensar nos mais velhos, porque eles vão sofrer primeiro. Esta é uma questão humanitária. Por isso, peço ao povo fluminense que se conscientize. Quem pode morrer são os mais velhos, são nossos pais, nossos avós. Por isso, sigam as nossas recomendações e fiquem em casa”, finalizou.

Deixe um Comentário