BARRA MANSA
Em meio à vacinação contra a Covid-19 e agora com a chegada da Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza, muitos já devem ter ouvido falar que quem está doente não pode receber o imunizante. A orientação, apesar de estar certa, exige explicações para que a população saiba o que fazer nessa situação.
Pensando nisso, o A VOZ DA CIDADE conversou com o médico pneumologista de Barra Mansa, Francis Bullos. Ele explicou como proceder. “Qualquer pessoa com sintomas moderados ou graves de uma possível infecção deve esperar um tempinho antes de receber a vacina da gripe ou qualquer outra”, assegurou o pneumologista. Ou seja, no caso de febre alta, desarranjos intestinais intensos, dores musculares, deve-se adiar por alguns dias a vacinação. Essa indicação não tem só a ver com a segurança ou eficácia do imunizante.
Segundo explicou o médico, ao aplicar a vacina em alguém que já está com alguma infecção, você sobrecarrega os anticorpos que já estão lutando contra outra coisa, outra infecção. Além disso, haverá ainda complicações para definir, caso haja evolução do quadro, se tem a ver com a reação do imunizante ou se é um agravamento da infecção.
De acordo com o Bullos, esse cuidado deve ser tomado tanto com crianças, quanto com adultos. Ele contou ainda sobre um caso que ocorreu em sua família. “A tia da minha esposa estava com mal estar e no sábado tomou vacina da Covid-19 e agora está no CTI do Hospital Regional. É importante ter consciência que fazendo isso você está sobrecarregando os anticorpos”, citou o especialista.
O médico ainda ressaltou que é prudente esperar no mínimo uns 15 dias caso esteja com alguma infecção e se for algo simples, em torno de uma semana. “É importante procurar orientação médica também”, reforçou Francis Bullos.