RESENDE
A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) realizará as provas do Concurso de Admissão/2024 (CA) aos cursos de Formação do Serviço de Saúde (CFO/Sau), do Quadro Complementar (CFO/QC) e de Capelão Militar (CF/CM) neste sábado, dia 14. O concurso é de âmbito nacional e os portões de acesso aos locais de prova serão fechados às 9 horas.
Esse ano, o certame tem 10.493 candidatos de todas as regiões do país. Desses, 2.555 candidatos concorrem ao CFO/Sau, para o qual foram disponibilizadas 163 vagas, divididas em 47 áreas e especialidades médicas, farmacêutica e odontológicas; 7.703 candidatos ao CFO/QC, disputando 44 vagas de 18 áreas diferentes; e 235 candidatos ao CF/CM, disputando 5 vagas de 2 credos diferentes (Padre Católico Apostólico Romano e Pastor Evangélico).
As três áreas mais concorridas são: Veterinária, com 415 candidatos por vaga; Enfermagem, com 404 candidatos por vaga, e Direito, com 228 candidatos por vaga.
O concurso será realizado, simultaneamente, em 21 cidades. O Exame Intelectual é a primeira etapa docConcurso. As demais fases são compostas por inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame psicológico e comprovação de requisitos biográficos e de heteroidentificação para os candidatos que optarem por concorrer no sistema de reserva de vagas para negros e pardos.
A ESFCEx
A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército é responsável pela seleção e formação dos oficiais do Serviço de Saúde, do Quadro Complementar e de Capelães Militares.
Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento e especialidades de interesse do Exército, oriundos de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Os Concursos para as escolas militares são realizados, anualmente, com o objetivo de assegurar o fluxo de carreira e garantir que as instituições de ensino formem os militares para a recomposição dos quadros necessários ao cumprimento das atribuições constitucionais do Exército Brasileiro. A realização anual dos concursos de admissão aos cursos de formação de militares de carreira do Exército Brasileiro encontra base jurídica na Lei 6.880/1980 (Estatuto dos Militares), bem como na Lei nº 12.705/2012, que versa sobre os requisitos para ingresso e demais normas infralegais.
Em caso de aprovação em todas as etapas do concurso, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de 1º Tenente-Aluno e Aspirante (quando Capelão) do Curso de Formação de Oficiais.
Formar e Especializar Líderes com Valores
A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) passou a funcionar a partir de 1º de janeiro de 2022, fruto da transformação das antigas Escola de Saúde do Exército (EsSEx) e Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) – Portaria nº 1.638, de 24 de novembro de 2021. A iniciativa de concentrar a preparação de oficiais de diversas áreas do conhecimento para a lide do Exército em um único Estabelecimento de Ensino foi o resultado de estudos sobre a melhor forma de racionalizar os recursos orçamentários, financeiros e de pessoal dispensado na missão de aprimorar os quadros da Força Terrestre.
A ESFCEx é um estabelecimento de ensino de nível superior que seleciona e prepara oficiais do Serviço de Saúde, do Quadro Complementar e do Quadro de Capelães Militares e especializa militares para o exercício de funções de Estado-Maior e Chefia de Unidades, por meio de uma educação de excelência alicerçada nos valores e tradições do Exército Brasileiro. A unidade alia a tradição secular da Escola de Saúde, fundada em 6 de janeiro de 1910 – com a responsabilidade de formar profissionais para contribuir com a operacionalidade da Força Terrestre e a manutenção de um elevado nível de higidez do militar e de sua família – com a modernidade da Escola de Formação Complementar, fundada em 5 de abril de 1988 – em atendimento às mudanças exigidas pelo processo de adequação à contemporaneidade pela qual passava o Exército Brasileiro, bem como a espiritualidade tão necessária ao ofício da guerra.
Seguindo as tradições do patrono do Serviço de Saúde, o médico cirurgião General de Brigada João Severiano da Fonseca, que atuou com exímia competência e extremo senso humanitário na Guerra da Tríplice Aliança, da patrono do Quadro Complementar de Oficiais, a baiana Cadete Maria Quitéria, reconhecida pela sua bravura e destreza nas guerras da Independência do Brasil – e que também nomeia a primeira turma de QCO a receber a mulher na carreira militar em 1992, e do patrono do Quadro de Capelães Militares, Capitão Frei Orlando, herói da Força Expedicionária Brasileira, a ESFCEx possui a visão de futuro de utilizar a cultura da inovação, ampliar o intercâmbio com o meio acadêmico, incentivar a pesquisa e preservar o seu patrimônio histórico.
Concentra, hoje, grande parte da formação de oficiais da linha militar não bélica da Força Terrestre e tem trabalhado para aperfeiçoar o processo de internalização de valores institucionais e preceitos de hierarquia e disciplina nos oficiais das linhas de ensino de Saúde e Complementar, padronizando a formação militar e fortalecendo a coesão entre seus integrantes.
Além da seleção e formação de profissionais, a ESFCEx é responsável por contratar, coordenar, orientar e fiscalizar os cursos de Pós-graduação lato sensu em Administração Hospitalar, em Direito Militar – realizados na modalidade de ensino a distância (EAD), e os cursos de Auditoria em Serviço de Saúde e Administração Pública que, em adição à fase a distância, têm módulos presenciais. A pós-graduação em Administração Pública é a primeira fase do Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM). A Escola também é responsável pelo Curso de Especialização Básica (CEB) e pelo Curso de Aperfeiçoamento Militar (CAM) para os concludentes do Curso de Formação de Oficiais da ESFCEx.