RESENDE
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, continua com as obras de reforma e revitalização completa da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, localizada no bairro Vila Julieta. Os trabalhos fazem parte do programa ‘Revitaliza Resende’, realizado pela administração pública que busca promover melhorias em diversos locais do município.
As obras estão concentradas na reforma do refeitório da unidade de ensino, troca de forros e a pintura. Em seguida, serão instalados novos forros de PVC nas salas de aula, biblioteca e refeitório, além de ações de prevenção a infiltrações no telhado. De acordo com a secretaria, os serviços no telhado como a remoção e limpeza das telhas já foram concluídos.
O Secretário de Obras, Victor Sampaio, destaca o que ainda será feito neste projeto. “O programa Revitaliza Resende prevê nesta escola ainda o revestimento dos pisos e paredes das salas de aula e biblioteca; troca de portas das entradas do refeitório e da escola; instalação de janelas blindex; grades de proteção com telas; concretagem da calçada na entrada; instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias; iluminação; e pinturas externas e internas”, ressalta Victor Sampaio.
Além disso, a unidade ganhará um novo sistema de iluminação, através do qual os alunos saberão os horários das atividades, como recreio e saída. O recurso irá atuar como as campainhas das escolas regulares, porém, utilizando uma luz que indicará o término/início de intervalos, além do momento certo para entrada e saída da escola. A E. M. Rompendo o Silêncio também terá em breve o plantio de grama no parquinho em frente à entrada principal e novas torneiras para os sanitários.
Programa Revitaliza Resende nas escolas
O programa Revitaliza Resende também está presente e reformando outras escolas do município, para ajudar a melhorar a qualidade das unidades de ensino. São elas: E.M São Vicente de Paula, Colégio Getúlio Vargas, E.M. Bernarda Brandão, E.M. Rio Preto, E.M. Noel de Carvalho, E.M Lídia Pires, CIEP 489 Augusto de Carvalho e a construção da nova unidade de ensino do bairro Parque Minas Gerais.
Volta às aulas na rede municipal
A rede pública municipal de ensino de Resende está com data marcada para a volta às aulas: dia 4 de fevereiro, terça-feira. As unidades educacionais estão recebendo os novos uniformes, que serão distribuídos aos estudantes, além do material pedagógico destinado ao ano letivo de 2020. No ano passado, as 63 unidades de ensino foram abastecidas com os materiais escolares individuais dos alunos, que serão entregues para o desenvolvimento do aprendizado de acordo com os níveis de escolaridade. Neste retorno ao período escolar, a Prefeitura de Resende vem organizando todos os cuidados necessários. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran) ainda segue com o processo de revitalização das faixas de pedestre nas imediações das unidades, visando garantir mais segurança na travessia dos alunos.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, todos os 14.351 alunos matriculados na rede vão ser contemplados com duas camisas do uniforme cada, no ano letivo de 2020. Já os conjuntos – compostos por uma calça, um casaco e duas bermudas – serão distribuídos para 9.639 estudantes que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Do material adquirido pelo governo municipal, faltam chegar apenas os casacos do conjunto, que serão fornecidos em breve.