VALENÇA/ESTADO
O Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença, ficou entre as dez unidades escolares da Rede Estadual de Ensino mais bem avaliada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e entre as nove do interior do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), responsável por avaliar a qualidade da educação brasileira.
Os colégios que se destacaram no interior incentivam as novas tecnologias, a permanência do aluno dentro da sala de aula, o protagonismo juvenil e a inserção no mercado de trabalho. Além disso, oferecem uma boa infraestrutura, com salas de aula confortáveis, espaços makers e bibliotecas.
AS UNIDADES DO INTERIOR MAIS BEM COLOCADAS
De acordo com a avaliação, o Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença, ficou em primeiro lugar com a média 5,7, nota acima da meta estabelecida que é 5,0. A unidade escolar oferta o Ensino Médio em tempo integral. Trabalha a metodologia de projetos, de competências socioemocionais, com foco no protagonismo juvenil e na inserção no mercado de trabalho. Em 2019, a escola também foi a melhor do Estado na avaliação.
Segundo a diretora-geral da escola, Mariana Olivetto, lembrou que está à frente do colégio desde 2021 e destaca o orgulho de comandar a unidade, onde começou a vida escolar. “Gratidão e orgulho por fazer parte deste time. Estar na direção desta escola com a maior nota do Ideb é ter a certeza do dever cumprido”, destacou a diretora.
AS NOTAS
O Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, em Santo Antônio de Pádua, alcançou a média 5,5 pela segunda vez consecutiva, já que teve o mesmo resultado em 2021. Com 243 alunos, a unidade escolar oferta o Ensino Médio Regular, diurno e noturno, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as principais ações pedagógicas elaboradas, está o planejamento estruturado, que visa orientar as atividades e garantir a coerência no processo de ensino e aprendizagem. “É uma honra estar entre as 10 melhores notas do Ideb do estado do Rio de Janeiro. Nossa principal meta é continuar dando nosso melhor para manter o padrão de qualidade, sempre em prol de formar bons estudantes e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, firmou o diretor-geral, Marcelo Duarte.
Já em Porciúncula, o Colégio Estadual Geraldino Silva teve nota 5,4. A diretora-geral, Lindinalva Alves, revelou a receita de sucesso da unidade escolar. “Muito do nosso trabalho depende do plano político pedagógico de nossa unidade escolar, que visa o desempenho dos alunos, como aplicação de simulado interno, em pelo menos dois bimestres durante o ano letivo”, disse a diretora, ressaltado que outro quesito importante é que a escola trabalha a frequência dos estudantes às aulas diárias. “Fazemos busca ativa constante. Aluno presente aprende”, completou.
As unidades com os melhores desempenhos, além do Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença, estão o Colégio Estadual Sargento PM Antônio Carlos Oliveira de Moura, em Araruama; o Colégio Cívico-Militar – Ciep 494 Alexandre Carvalho, em Miguel Pereira, o Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, em Santo Antônio de Pádua; o Colégio Estadual Geraldino Silva, em Porciúncula, o Colégio Estadual Subtenente PM Claudio Hentzy Ferreira, em Santo Antônio de Pádua, o Colégio Estadual Segundo Tenente BM Sergio Rodrigues da Silva, em Cordeiro, o Ciep 141 Vereador Said Tanus Jose, em Italva, e o Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues, em Itaperuna.