RESENDE
Nos próximos dias as obras de construção da quarta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar todos os bairros da região das Barras ao Polo Industrial do município, por meio da Via Dutra, entram em uma nova fase. Equipes vão iniciar a fundação da ponte dentro do leito do Rio Paraíba. Recentemente, o prefeito Diogo Balieiro Diniz visitou o canteiro de obras da travessia que tem previsão de ver concluída em abril de 2023. A obra, somada com a ampliação do viaduto da Fazenda da Barra III, está orçada em R$ 14.929.273,96.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, as equipes da empresa vencedora da licitação estão fazendo a mobilização de equipamentos e estacas para iniciar a fundação que ficará dentro do leito do Rio Paraíba do Sul. “No momento estamos iniciando a fundação da ponte dentro do Rio Paraíba, onde serão cravadas, através do apoio náutico, 16 estacas. Uma balsa vai auxiliar os serviços de fundação”, explicou o secretário de Obras, Thomas Elson Landin, destacando que a próxima etapa será estará concentrada na execução dos blocos e posteriormente nos pilares da ponte.
Landin ainda destacou que já foi concluída toda a fundação da margem do Rio Paraíba. “Além disso, as vigas metálicas da ponte já foram fabricadas e já estão no canteiro da obra”, complementou.

Dois lados da ponte já estão com as cabeceiras prontas e concretadas-Redes Sociais
O prefeito Diogo Balieiro relatou a importância da construção da quarta ponte para Resende. Ele lembrou que a obra é muito emblemática e o recurso para sua construção foi anunciado no início de sua primeira gestão. “Demorou um pouco para começar por questões burocráticas, que fazem parte da gestão pública, até por questões de controle fiscal. Mas as obras já estão em andamento. A prefeitura tem investido muito em melhorar a infraestrutura de Resende e a ponte é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. A atual gestão acredita que não adianta simplesmente mudar ou inverter a mão de ruas. Com o crescimento de Resende, inclusive populacional, é preciso criar alternativas para entrar e sair da cidade e esse é um exemplo disso. A ponte vai ser ligada à estrada Surubi X Bulhões e vai diminuir a dependência da Rodovia Presidente Dutra”, destacou o chefe do Executivo. Diniz ressaltou que nesta nova etapa, a nova ponte vai começar a tomar forma. “Volto a dizer que essa obra é uma das mais importantes e grandiosas que estão acontecendo em Resende atualmente. Ela irá beneficiar centenas de famílias e moradores de diversos pontos da cidade, já que essa será mais uma alternativa de entrada e saída do município, sanando os problemas de engarrafamento e outros transtornos em horários de pico”, salienta.