BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura (FCBM), realiza neste domingo, dia 18, o espetáculo ‘Era uma vez… Pinocchio’, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, através do Projeto Diversão em Cena. A apresentação acontece às 11 horas, na Avenida Roosevelt Brasil, no Centro, com entrada gratuita. Indicado para crianças a partir de 3 anos, o espetáculo promete encantar toda a família com a clássica história do boneco de madeira que deseja se tornar um menino de verdade. A apresentação contará com acessibilidade em Libras.
Inspirada nas célebres tirinhas criadas pelo escritor italiano Carlo Collodi em 1883, a peça narra a história de Pinocchio, um boneco de madeira entalhado pelo marceneiro Geppetto, que ganha vida graças à intervenção da Fada Azul. A narrativa explora temas como a verdade, a obediência e o sonho de se tornar um menino de verdade, marcando gerações com a famosa característica do nariz que cresce a cada mentira contada.
O espetáculo “Era uma vez… Pinocchio” abre a temporada 2025 do programa Diversão em Cena na Região Sul-Fluminense. A ação, criada pela Fundação ArcelorMittal há 15 anos, busca democratizar o acesso à cultura, com a oferta de espetáculos gratuitos ou a preços populares em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo e em parceria com produtores culturais. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações.
“Apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio cultural e ampliem o acesso da população às múltiplas manifestações artísticas é fundamental para valorizar nossa cultura e fortalecer nossa identidade. No Brasil, um país de riqueza cultural incomparável, esses investimentos são essenciais para preservar e celebrar nossa diversidade”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Esta apresentação é viabilizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, produção e curadoria da O Trem – Companhia de Teatro.