ITATIAIA
Um enxame de abelhas que estava em uma árvore no bairro Nova Conquista, próxima à creche, foi retirada por técnicos da Secretaria de Habitação, Agricultura e Regularização Fundiária, nesta quarta quarta-feira, dia 8. As abelhas foram encaminhadas para um apiário. Nenhuma pessoa foi atacada ou ferida pelas abelhas.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, funcionários realizaram a limpeza de um terreno localizado nos fundos da creche na terça-feira, dia 7 e descobriram o enxame. A Secretaria acionou um apicultor para que fosse feito a remoção da colmeia de forma rápida, pela proximidade com a creche. No entanto, devido à chuva, a retirada do exame de abelhas só foi possível na manhã desta quarta-feira.
O apicultor Leonardo Rezende, que realizou a retirada da colmeia, disse que a remoção de um enxame exige conhecimento técnico e uma avaliação do local. Ele ainda explicou que é preciso analisar o entorno da colmeia, bem como o da vizinhança e se a quantidade de abelhas está aumentando, entre outros pontos. “É importante que as pessoas tomem muito cuidado ao localizar um enxame. É primordial que mantenham distância e solicitem a presença de técnicos para providenciar a remoção”, contou o apicultor.
O secretário de Habitação, Izael Bernardes, informou que o serviço de remoção de enxames de abelhas em domicílios é realizado de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, sendo executado por servidores capacitados para o trabalho, devidamente equipados.
Para solicitar a retirada de enxames basta ligar para (24) 3352-1439 ou comparecer pessoalmente a sede da Secretaria, no endereço Rua Vitória Sócrates, 156, bairro Vila Martins.