BARRA MANSA
Entrou em vigor oficialmente nesta quarta o decreto que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras por todas as pessoas dentro de estabelecimentos comerciais como supermercados, bancos, lotéricas, consultórios. Outro ponto do decreto é a higienização com álcool gel em locais que estão funcionando como serviços essenciais, fornecendo para os funcionários e pessoas que forem adentrar nos estabelecimentos. O local que aceitar pessoas sem o equipamento de segurança será multado.
O decreto ainda determina o uso de máscaras para motoboys, motoristas e usuários de táxis, veículos por aplicativos e coletivos. O não cumprimento das normas resultará na apreensão do veículo.
A gerente de um supermercado no bairro Vista Alegre, Maria Geraldo, aprova as medidas de higiene estabelecidas. “Considero importante a obrigatoriedade como medida de segurança para a nossa saúde. Desde segunda-feira estamos conscientizando clientes e funcionários. Na entrada da loja temos álcool gel, vários cartazes informativos, além disso, para aquele cliente que ainda não tem a sua máscara, improvisamos algumas de TNT para que a medida seja cumprida. Os clientes aprovam e estão seguindo as regras, mas tenho observado que eles não estão usando a máscara nas ruas, colocam apenas quando chegam ao mercado, a multa deveria se estender para quem não está usando ao andar pelas ruas”, destaca informando que os funcionários do local receberam máscaras e álcool gel. Já os caixas, receberam uma proteção de vidro.
Apesar de ser uma medida de segurança, ainda tem gente que reluta. Uma moradora que preferiu não se identificar disse que até usa, mas que não gosta. “Me sinto sufocada, tenho rinite e fico espirrando. Mas é preciso usar”, cita.
A artesã Ana Paula Silva, 36 anos, aprova a utilização. “Meus pais já são bem idosos, então eu tenho feito todas as compras da casa, pagamentos, saído para resolver tudo enquanto eles estão quietinhos dentro de casa. Para diminuir o contágio é preciso sim adotar essas medidas de segurança, a máscara é tão acessível e tão importante”, analisa.
O aposentado e morador do centro, Luis Pinheiro Simão de 71 anos, também aprova a utilização das máscaras. “É melhor prevenir. Se todos usarem o contágio é bem melhor, não dá para vacilar, ainda mais na minha idade”.
O autônomo Paulo Henrique, 54 anos, trabalha com o público e acha essencial a medida de proteção. “Leio e vejo nos jornais a importância de se usar a máscara. Eu trabalho com o público e não saio de casa sem a minha, é proteção para mim e para quem está ao meu redor”, conclui.
Além de Barra Mansa, decretaram como obrigatoriedade o uso das máscaras às cidades de Angra dos Reis, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Volta Redonda.