Administração ou Ciências Contábeis: qual a melhor escolha pra mim?

0

BARRA MANSA

Ao optar por uma graduação, os estudantes se deparam com diversas áreas de atuação e escolher entre elas já é um grande primeiro passo.

A partir daí, se você se identifica com as Ciências Humanas e Sociais, especialmente com temas como gestão financeira e rotinas administrativas, vai encontrar os cursos de Administração e Ciências Contábeis e perceber que há uma familiaridade entre eles, mas que não são tão parecidos assim. E é sobre essa diferença que você vai saber neste texto!

Ambas as formações possibilitam boas oportunidades de emprego para os profissionais e são interessantes para quem quer atuar em gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. Inclusive, elas podem até mesmo ser complementares, com atuação conjunta –mas não necessariamente no mesmo tipo de negócio.

Podem atuar em vários setores em comum, como comércio, empresas públicas ou privadas, bancos, hospitais, hotéis, indústria, entre outros.

Porém, existem algumas funções que somente um ou outro pode exercer. O contador, por exemplo, é quem realiza o controle e a análise financeira das organizações. Por outro lado, o administrador é aquele que organiza e gerencia e pode estar presente em qualquer setor empresarial.

Agora, você irá entender quais são as atribuições de cada um e como é a atuação destes profissionais.

O Administrador

O bacharelado em Administração forma profissionais que serão responsáveis pela organização, planejamento, controle e assessoria e/ou consultoria em instituições de diversos segmentos. Por ser uma área ampla, permite atuação em inúmeras áreas, tais como Gestão de Pessoas, Marketing, Administração Financeira, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, entre muitas outras.

Durante a formação, o estudante passa por conteúdos como Gestão de Processos em Negócios, Gestão de Custos, Gestão Ambiental, Gestão Financeira e Orçamento, Logística e Cadeia de Suprimentos, Estruturas e Sistemas Organizacionais e demais temas que compõem a grade curricular do curso.

Vale chamar atenção para o fato de que, assim que formado, o bacharel em Administração deve se registrar no Conselho Regional de Administração (CRA) e, a partir da data do registro, torna-se um Administrador legalmente habilitado para o exercício da sua profissão no mercado de trabalho.

O Contador

Planejamento e gerência de recursos financeiros de instituições são o foco do curso de Ciências Contábeis. Os contadores irão atuar diretamente em áreas como Controladoria e Auditoria Fiscal, Consultoria Financeira, Perícia Contábil, Contabilidade Pública e demais setores.

Para essas atuações, eles têm como base em sua graduação matérias como Economia e suas vertentes, Contabilidade Tributária Fiscal, Controladoria e Finanças Públicas e Direito Tributário, por exemplo.

Ao se formar, para exercer a profissão, é necessário apresentar não apenas o certificado de conclusão no curso, mas também ser aprovado no exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), quando exigido pelo Conselho de sua região, para obter o registro e estar autorizado e apto a atuar. No caso de profissionais do Estado do Rio de Janeiro, o exame é obrigatório.

E aí, encontrou o que você precisava para se decidir entre a Administração e as Ciências Contábeis?

Independente de qual área escolher, tenha sempre em mente que, para ser um bom profissional, você terá que ser dedicado, estar atualizado e, claro, ter como base uma formação bem estruturada.

Na região sul fluminense, o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – conta com ambos os cursos, nas modalidades presencial e Educação a Distância. Conheça mais detalhes como a grade curricular, time de professores e programas destes cursos em www.ubm.br.

O Vestibular UBM para ingresso no segundo semestre está aberto e ingressantes do primeiro período, segunda graduação e alunos de outras instituições têm condições especiais. Não deixe para depois a sua qualificação!

error: Conteúdo protegido !