VOLTA REDONDA
Visando aumentar a segurança no comércio, nos condomínios e nas residências em geral, as entidades comerciais do município, Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciap-VR), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) e Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), assinaram na última semana, um Termo de Acordo e Parceria com a empresa Power House. O acordo é para a implantação do Projeto da Plataforma City Câmeras que, segundo os responsáveis pelo serviço, trata-se do mais moderno e mais barato monitoramento do país.
Segundo informou um dos diretores da Power House, Ronaldo Morcerf, a parceria entre essas entidades vai permitir a criação do projeto de cidade monitorada sem que a prefeitura tenha que arcar com os altos custos de câmeras de segurança e servidores para armazenar grandes volumes de imagens e vídeos. Lembrou ainda, que qualquer pessoa pode conectar as câmeras de segurança do Projeto City. O valor por cada câmera, mensalmente, é de R$ 49,90.
Ronaldo lembrou que o monitoramento pode ser feito por um cliente individual, comercial e até mesmo pelo Poder Público. Lembrou também o diretor que, no caso de Volta Redonda, 10% da arrecadação bruta referentes às câmeras monitoradas serão repassados ao Fundo de Apoio à Segurança Pública de Volta Redonda (Fasp-VR), criado e coordenado pelo diretor da Aciap-VR, Davi Moraes. É administrado em conjunto pela Aciap-VR, CDL-VR e Sicomércio para investimento, exclusivo, na manutenção dos veículos e equipamentos dos órgãos de Segurança Pública envolvidos.
FERRAMENTA IMPORTANTE
Ronaldo lembrou que o City Câmeras é, na verdade, uma importante ferramenta para a segurança de toda a cidade, já que a todo o momento os órgãos de segurança estarão recebendo informações para apurarem as ocorrências. Explicou que, com o alerta de emergência, o usuário, diante de uma ocorrência, envia do seu celular imagens ao vivo do evento, com alerta sonora e endereço, diretamente para a central de monitoramento. “Assim, o órgão de Segurança Pública estará pronto para avaliar a real situação e tomar providências necessárias com agilidade”, explicou, garantindo que, não há risco de trote.
O também diretor da empresa, Wilson de Paula, no caso do ‘’Vizinhança Alerta’, as imagens de câmeras particulares, ao vivo e gravadas, 100% protegidas contra violação, armazenadas em nuvens por sete dias, em quatro continentes e disponibilizadas 24hs/dia para monitoramento das vias públicas, pelos órgãos de segurança. Sem custo de aquisição para implantação e manutenção para a Prefeitura e o Estado.
PROJETO IMPORTANTE
O diretor de desenvolvimento da Aciap-VR, Dinaldo Santa Rosa Oliveira, destacou que, assim que conheceu o projeto apresentado por Ronaldo, achou que seria de grande importância para a cidade. Por isso, levou ao presidente da entidade, Joselito Magalhães. Disse que o serviço terá início no comércio da Avenida Amaral Peixoto, no Centro. Joselito, por sua vez, que assinou o acordo para a implantação do City Câmeras, garantiu que é mais uma passo das entidades comerciais em prol não só do comércio da cidade, mas para a segurança da cidade em geral.
Os representantes da empresa lembraram que a iniciativa será apresentada também aos municípios de Barra Mansa e Pinheiral pelas entidades comercias de Volta Redonda. E por fazerem parte das cidades atendidas pelo 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o dinheiro a ser pago pelas câmeras será repassado ao Fesp-VR. Informaram ainda, que outros municípios da região também serão procurados.