ANGRA DOS REIS
Em continuidade às ações de manutenção preventiva em Angra dos Reis, a Enel Distribuição Rio realiza, até o fim do mês de abril, na Estrada do Contorno, um mutirão de podas de galhos e árvores com potencial de impacto na rede. Somente nesta quinta-feira, dia 27, foram executadas 600 podas na região com o apoio da Prefeitura e da Marinha do Brasil.
O objetivo das podas é minimizar o contato da vegetação com a rede elétrica da companhia, evitando curtos-circuitos que prejudicam o fornecimento de energia. O contato com a fiação e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções no fornecimento de energia, especialmente em épocas de chuvas. O serviço de podas realizado pela concessionária respeita as normas da ABNT 16246-1 (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além da legislação municipal.
“Essa ação é muito importante para tornar a rede menos exposta às intempéries climáticas. Nossos profissionais são treinados de acordo com normas técnicas que respeitam a vegetação e o meio ambiente”, explica José Luis Salas, diretor de Redes da Enel Rio. O executivo também esclarece que a manutenção da arborização de espaços públicos é uma atribuição compartilhada entre as prefeituras e as distribuidoras de energia. “Atuamos em parceria com o poder público. Em Angra dos Reis, por exemplo, também contamos com o apoio da Marinha do Brasil, que nos auxilia na área que cerca o Colégio Naval. Sempre que a autoridade municipal solicita, nós atuamos e também quando detectamos risco de interrupções e de acidentes” completa.
Por lei, o manejo da vegetação é uma atribuição das prefeituras. No entanto, a Enel Rio tem uma parceria que atua em podas preventivas de galhos próximos e podas corretivas quando os galhos encostam na rede ou apresentam riscos de curtos-circuitos.