VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), participou nessa segunda-feira, dia 3, do Encontro com Gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovido pelo deputado estadual Munir Neto, para discutir assuntos ligados à média e alta complexidade na Proteção Social Especial.
Entre os principais assuntos abordados durante o encontro, que aconteceu no auditório do Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, foram discutidos a regionalização de Residências Inclusivas (RI) no Médio Paraíba e Costa Verde; a implementação de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no Estado do Rio de Janeiro; o atendimento à população em situação de rua; e a importância do fortalecimento do cofinanciamento estadual frente a essas pactuações.
QUATORZE MUNICÍPIOS PARTICIPANTES
Quatorze municípios da região (Rio das Flores, Barra do Piraí, Barra Mansa, Piraí, Angra dos Reis, Vassouras, Resende, Rio Claro, Valença, Porto Real, Quatis, Paraty, Mangaratiba e Paty do Alferes) estiveram presentes no evento. O encontro reuniu assistentes sociais, psicólogos, secretários, coordenadores técnicos, assessores técnicos e outros profissionais que atuam nos espaços de gestão e de planejamento da Assistência Social.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, a iniciativa serviu para que as cidades conheçam as práticas realizadas em cada município e um modo de cooperação entre elas.
“Temos uma rede de atendimento completa em Volta Redonda, e em muitos deles somos referência. Participar desses encontros nos mostra o quanto já avançamos e o que precisamos fazer para aprimorar ainda mais o nosso trabalho. Além disso, podemos contribuir para que outros municípios conheçam o que fazemos em Volta Redonda”, disse a secretária.
IMPORTÂNCIA DE ENVOLVER GESTORES E PROFISSIONAIS
O deputado estadual Munir Neto ressalta a importância de envolver gestores e profissionais na reflexão sobre os processos de trabalho e na construção partilhada de saberes e fazeres no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Promover esses encontros fortalece o Sistema Unico de Assistência Social. As equipes fazem reflexões, trocam experiências e conhecimentos e dialogam sobre ações que favoreçam o fortalecimento e a unidade do Suas. Além disso, o encontro é voltado para a integração entre os profissionais”, disse o deputado.
A abertura do encontro contou ainda com a presença do promotor de justiça Leonardo Kataoka, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público de Volta Redonda; do subsecretário da gestão do Suas, Felipe Rodrigues; e da superintendente da proteção social especial, Letícia Guimarães.