Empregabilidade na Brasfels e dívida com Angra será tema de audiência pública no Legislativo

Por Carol Macedo

ANGRA DOS REIS

No dia 28 deste mês, às 9h30min, a Câmara de Angra dos Reis promoverá uma audiência pública sobre a Brasfels. Essa é mais uma audiência pública solicitada pelo vereador Jorge Eduardo, o Mascote. Segundo ele, cerca de 70% das pessoas que trabalham na empresa são moradores de fora da cidade. “Esse é um dos motivos. Queríamos que esses empregos ficassem com os moradores daqui porque o dinheiro circula no município. Vamos também falar sobre a dívida de R$ 38 milhões de impostos que o estaleiro tem com a cidade”, destacou o vereador.

Jorge Eduardo ainda apontou que a intenção é lutar para que esse valor seja pago e aconteçam projetos voltados para o bairro de Jacuecanga, onde o estaleiro está localizado. “Precisamos tratar a balneabilidade na praia, saneamento no bairro, compra de um terreno para ampliar o cemitério, conclusão da obra do Grêmio Esportivo Verolme. A presença do estaleiro no bairro prejudica seu crescimento e nada mais justo que o investimento seja realizado para os moradores locais”, explicou o vereador.

O vereador foi autor de outra duas audiências públicas já realizadas. A primeira foi com a Enel no dia 29 de março e a outra com a Eletronuclear, em 12 de abril.  Jorge Eduardo apontou que essas grandes empresas precisam ouvir as reclamações que a cidade tem a fazer. “Sobre a Enel foi criado um grupo de atendimentos para podas em árvores. Temos muita vegetação que cobre fios que cobrem fios de alta e baixa tensão. Agora, com o grupo, que faz parte a prefeitura, os serviços estão sendo realizados”, contou.

A audiência pública da Eletronuclear discutiu o vazamento de material radioativo no mar e Angra no ano passado, mas que foi divulgado apenas no mês de março. Foi ainda debatido sobre o cumprimento do TAC Ambiental que foi determinado pela Justiça. O vereador citou que esse tema foi levado até para Brasília, quando a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados fez também uma audiência pública.

Outra audiência pública está sendo programada para agosto. Essa debaterá o pedágio da CCR RioSP, que está na altura de Paraty e também próximo a Coroa Grande. Além disso, também discutirá a empregabilidade para moradores de Angra dos Reis.

Requerimentos aprovados

na sessão desta terça-feira, foram aprovados requerimentos de autoria do vereador Mascote sobre a Eletronuclear. O primeiro pede informações e evidências que não aconteceram impactos ambientais e de saúde causados pelas atividades em Angra dos Reis. “A justificativa desse requerimento é a importância de verificar a veracidade das alegações feitas pela Eletronuclear, pois as usinas nucleares têm um impacto significativo na comunidade”, disse o vereador, que pediu ainda informações detalhadas sobre ampliação do Programa Ambiental de Diagnóstico da Fauna e Flora Marinha.

O terceiro requerimento pede informações sobre os sistemas de segurança das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2. Segundo ele, a intenção é garantir a proteção da população, o meio ambiente e dos trabalhadores envolvidos nas operações das usinas. Outro requerimento solicita a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estudos epidemiológicos sobre a incidência de casos de câncer em Angra dos Reis. “A saúde da população é uma questão de extrema importância e a realização desses estudos é fundamental para verificar a validade das afirmações da Eletronuclear em relação à saúde da população e ao impacto ambiental das usinas nucleares na região”, apontou o vereador.

O outro requerimento é destinado também a Eletronuclear, pedindo que os relatórios emitidos pela empresa sejam submetidos a uma avaliação independente do Ibama e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos