ITATIAIA
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), o governo de Itatiaia incentiva a geração de emprego e renda através do programa federal Microempreendedor Individual (MEI). De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cidade possui cerca de 1.500 microempreendedores, com o salário médio de R$ 2,5 mil.
Na cidade, os MEIs atuam principalmente nos setores de turismo, comércio, agroeconomia sustentável e serviços. Segundo dados da administração municipal, 30% da geração de empregos em Itatiaia é oriundo do trabalho direto dos pequenos comércios.
Uma das beneficiadas com o MEI em Itatiaia é a cabeleireira Fátima Maciel. “Sempre dou um descontinho, faço um bom atendimento. Tudo isso faz o cliente voltar. Ele se sente acolhido e nós criamos essa relação de satisfação, qualidade e retorno financeiro”, comenta a cabeleireira que entre o salão e mais dois estabelecimentos comerciais emprega 10 funcionários no total.
Ainda segundo a pesquisa, a importância da figura do MEI neste cenário de crise se deve muito a uma estratégia de sobrevivência principalmente em relação ao resgate da cidadania. Pessoas que perderam seus empregos e passaram a empreender por necessidade, ou até mesmo oriundos da economia informal, passam a ter acesso, por exemplo, à previdência, facilidades crediárias, reconhecimento oficial do negócio, e direito à emissão de nota fiscal
SEGMENTOS
De acordo com o relatório realizado pelo Sebrae no primeiro semestre deste ano, que identifica os segmentos de atividade com maior chance de sucesso em 2018, a expectativa é de que até dezembro, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) chegue a 8,7 milhões no Brasil, e que o total de pequenos negócios atinja a marca dos 13,6 milhões de empreendimentos.
Para o analista Orientador de Negócios do Sebrae, Jayme Souza Filho, o que difere um sonhador de uma pessoa que tem um comportamento empreendedor é o momento da gestão em que se consiga alinhar o estudo e o idealismo, com a parte prática. “Onde algumas pessoas veem problemas, outras veem oportunidade. O Brasil é campeão no empreendedorismo por necessidade, mas o ideal é que a gente consiga transformar as pessoas em empresários capacitados para identificar uma oportunidade de negócio”, comenta o analista.
SALA DO EMPREENDEDOR
A cidade conta com a Sala do Empreendedor, na sede da Prefeitura, o espaço público voltado para desburocratizar as principais necessidades da categoria. A infraestrutura conta com uma máquina de autoatendimento, e também atendimento personalizado de orientação ao MEI na consulta prévia municipal, legalização junto ao portal e baixa de inscrição, emissão do carnê de pagamentos, emissão do certificado, alteração de dados cadastrais, declaração anual e formas de acesso ao microcrédito. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Informações pelo telefone (24) 3352-6777.