ANGRA DOS REIS
A Eletronuclear recebeu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Angra dos Reis, na última semana, em uma visita ao Observatório Nuclear e à Trilha Porã com o objetivo de oferecer uma experiência educativa e de exploração. A instituição também conheceu a área externa da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) e pôde observar de perto a importância das atividades desenvolvidas e os aspectos ambientais presentes nas instalações.
A visita dá sequência ao trabalho do corpo técnico do Observatório Nuclear, que recebe diversas instituições da região e de todo Brasil para promover aprendizado sobre a geração de energia nuclear. Uma das voluntárias da Apae, organização que atua na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e deficiência múltipla, expressou a importância da experiência.
“Abrir as portas da usina para nós foi uma oportunidade incrível de motivar nossos assistidos a explorar novas experiências e descobrir um mundo de possibilidades. Os sorrisos estampados nos rostos deles e dos voluntários são a nossa maior recompensa”, declarou Yedda de Souza.
Visitas abertas ao público geral
O Observatório Nuclear e a Trilha Porã seguem abertos à visitação espontânea, sem necessidade de agendamento – a exceção é para grupos maiores, como escolas, que devem avisar previamente a empresa sobre o interesse em conhecer os espaços. No entanto, qualquer pessoa pode conhecer os dois ambientes e explorar os conteúdos educativos disponíveis. Como diferencial para 2025, o horário de atendimento foi ampliado para atender um maior número de visitantes.
Observatório Nuclear: funcionamento diário, das 7h30 às 19h
Trilha Porã: funcionamento diário, das 8h às 16h
Visitas técnicas para grupos específicos
Além da visitação geral, determinados grupos podem agendar uma experiência técnica mais completa, que inclui acesso a áreas restritas da central nuclear em Angra dos Reis, como a sala de controle e o edifício do turbo gerador. Esse tipo de visitação, voltado exclusivamente para maiores de idade, está disponível para:
* Instituições de ensino (níveis médio e superior)
* Cursos técnicos
* Empresas do setor de energia
* Associações de classe
O agendamento das visitas técnicas para 2025 já está aberto e pode ser feito pelo site eletronuclear.gov.br (aba “Visite-nos”) ou pelo e-mail centinf@eletronuclear.gov.br.