RIO CLARO
Teve início no último dia 5 e segue até o dia 1º de dezembro deste ano o cadastramento biométrico obrigatório no município. Rio Claro tem 15.231 eleitores, sendo que 5.139, 33,74% do eleitorado, já estão no sistema biometria. Os eleitores que não fizerem o cadastramento até o mês de dezembro terão o título cancelado e não poderão votar nas próximas eleições.
Há apenas uma Zona Eleitoral em Rio Claro, a 108ª, que tem 50 seções de votação, distribuídas em nove localidades: Getulândia, Pouso Seco, Fazenda da Grama, Passa Três, Macundu, Lídice (dois locais no Ciep e na Escola Aureliano Portugal), Centro (na Escola Fagundes Varela e no Social Clube).
Os eleitores de Rio Claro que já estão inseridos no sistema de biometria já fizeram o cadastramento na unidade no ano passado ou tiveram seus dados importados do Detran na última eleição, no ano passado. A eleição municipal do ano que vem será toda feita por biometria na cidade.
Documentos necessários
Para fazer a biometria, o eleitor precisa ir ao Cartório Eleitoral da cidade, levando documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua). Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.
OUTRAS CIDADES
Não é apenas em Rio Claro que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou o cadastramento biométrico obrigatório. Neste mês o TRE lançou o ciclo 2019 com início da revisão do eleitorado em 13 cidades do estado. Nos próximos meses, o procedimento passará a ser realizado em mais 22 municípios.
Nessas cidades, os eleitores que não realizarem o cadastramento no prazo terão o título cancelado. Os 35 municípios possuem 1.705.146 eleitores, dos quais 887.222 (52% do total) ainda precisam fazer a biometria.
Na capital e demais municípios fluminenses, o cadastramento atualmente não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam a biometria o quanto antes, para evitar filas no futuro.
Na região, Engenheiro Paulo de Frontin iniciou o cadastramento no dia 5 deste mês e a ação segue até o dia 22 de setembro; em Mendes o prazo também começou neste mês e segue até 1º de dezembro. No dia 17 deste mês o cadastramento começará em Vassouras. Em Levy Gasparian, Porto Real e Quatis o cadastramento obrigatório terá início no dia 2 de agosto e seguirá até 1º de dezembro.
A BIOMETRIA
A biometria é a tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral e garante que ninguém votará no seu lugar.
O procedimento de coleta biométrica é realizado no ato de atendimento em cartório ou em posto de atendimento da Justiça Eleitoral, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada.
Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica.
Atualmente, 6.000.135 eleitores, ou 49,12% do eleitorado fluminense (12.492.760), está biometrizado. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é cadastrar 100% dos eleitores brasileiros até 2022.
No estado do Rio, sete municípios já concluíram a revisão biométrica: Armação dos Búzios (2009), Niterói (2013), São João da Barra (2017), Rio das Ostras (2017), Queimados (2018), São Sebastião do Alto (2018), Trajano de Moraes (2018).
Legenda: A biometria é a tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital