RESENDE
Os estudantes das escolas públicas do município poderão ter uma agenda para a utilização da “Cidade do Trânsito” que está instalada na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, na Vila Julieta. O pedido foi feito pelo vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (PSB), cuja indicação foi aprovada pelo Plenário.
O objetivo da proposta do vereador Reginaldo é ampliar o “Programa de Educação no Trânsito” para crianças e jovens do município. Segundo o parlamentar, a solicitação é de suma importância, uma vez que vai levar mais conhecimento e orientações sobre o trânsito aos estudantes das séries iniciais do ensino regular e, ainda incentiva atividades interdisciplinares com os alunos. “A indicação tem por objetivo fazer com que crianças e jovens de nossa cidade tenham acesso a uma educação voltada para o exercício pleno da cidadania, conhecendo seus direitos e deveres. No que se refere ao trânsito, é especialmente importante destacar o quanto esses jovens podem absorver de informações referentes ao conhecimento do código de trânsito brasileiro, noção de espaço, atitudes a serem tomadas nas vias, faixas e postura enquanto pedestres. Precisamos aproveitar a estrutura que de Resende dispõe, afinal temos um espaço equipado para esse tipo de ensino: a Cidade do Trânsito”, explica o vereador.
Para Reginaldo Engenheiro Passos, a proposta ajudará as crianças e jovens de Resende se tornem adultos mais conscientes e bem educados. “Com a ampliação desse importante mecanismo do Poder Público, poderemos oferecer uma educação mais completa e de melhor qualidade nas nossas escolas municipais. Quanto mais cedo o respeito ao trânsito e o conhecimento das normas e direitos forem incutidos na mente dos nossos jovens, melhores pessoas eles serão no futuro, conscientes de seus direitos e deveres, sobretudo na questão do trânsito. A plena cidadania só é possível de ser praticada quando a educação é de qualidade”, defende o vereador.