VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda realizou nesta quarta-feira, dia 6, a terceira edição do Seminário Municipal de Alfabetização. O evento, sediado no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/Ferp), no Aterrado, teve como tema ‘Leitura na alfabetização: estratégias didáticas para a formação do leitor’, reunindo cerca de 450 profissionais, entre professores alfabetizadores, supervisores e orientadores educacionais, além das equipes diretivas da rede municipal de ensino.
“O seminário é uma ferramenta utilizada pela Seção de Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Fundamental) para consolidar a proposta de formação planejada e oferecida aos professores alfabetizadores e equipes técnicas durante todo o ano, com o objetivo de subsidiar a prática docente, alcançando maior qualidade nos resultados obtidos pelos estudantes”, explicou o Alexandre Magno de Oliveira, chefe do setor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais na SME.
Com duas apresentações (manhã e tarde), o seminário teve como palestrante a professora e doutora Patrícia Camini, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
PREMIAÇÃO
Durante o evento, também foi feita a entrega do Prêmio Municipal de Boas Práticas em Alfabetização ‘Maria Aparecida Silva Ferreira’, em homenagem à renomada professora que atuou como alfabetizadora nas escolas municipais Pernambuco e Jayme Martins, nas décadas de 80 e 90, se aposentando no ano de 2003. Maria faleceu em 2020.
Foram premiadas três professoras: em primeiro lugar, Valéria de Souza Mattos, da Escola Municipal Professor Waldyr do Amaral Bedê; na segunda colocação, Monique Moura Ribeiro dos Santos, da E. M. João Haasis; e em terceiro, Beatriz Gama de Oliveira, da E. M. Goiás.
De acordo com a SME, o trabalho vencedor representará Volta Redonda no prêmio estadual “Magda Soares – Transformando vidas pela leitura”, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que tem o objetivo principal de identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas, no âmbito da alfabetização, que expressem inovação educacional, baseadas nos seguintes critérios: impacto, contextualização, aplicabilidade, engajamento e inclusão, tendo como foco o reconhecimento do excelente trabalho dos profissionais da Educação Básica das redes públicas municipais do estado. “Temos que valorizar sempre nossos profissionais que tanto contribuem para oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças. A alfabetização é fundamental, é a base para que a pessoa desenvolva outros conhecimentos e, neste evento, além de falar sobre o tema, os profissionais puderam trocar experiências e se qualificarem ainda mais para melhorar a cada dia o ensino”, afirmou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.