>
a voz da cidade 970 x 150 px

Educação de Barra Mansa realiza chamada pública para produtores da agricultura familiar

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Buscando oferecer uma merenda escolar mais completa e estimular a produção rural, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, realizará a partir da próxima quarta-feira, dia 5, uma chamada pública para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A publicação segue até 29 de fevereiro e o edital pode ser acessado no site www.barramansa.rj.gov.br. A entrega dos envelopes com os documentos será de 2 a 6 de março.

A ação atende a Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009, que determina o uso de, no mínimo, 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na compra de alimentos provenientes deste tipo de produção rural.

Esta é a primeira vez que o município realiza essa contratação via chamada pública. Podem participar do processo os seguintes seguimentos: grupo formal, que são as cooperativas e associações; grupo informal, formado por uma comunidade de produtores; e agricultores individuais. É necessário possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Cada tipo de fornecedor terá que apresentar documentos específicos, conforme informado no edital.

O Prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, apontou esta chamada pública como um passo importante para a economia municipal. “O processo de aquisição de gêneros alimentícios de agricultura familiar pelo PNAE vai movimentar R$ 1,2 milhão por ano na economia de Barra Mansa, além de levar um alimento com melhor qualidade às escolas”.


A iniciativa irá apoiar o desenvolvimento sustentável local, com a priorização da compra de produtos diversificados, orgânicos ou agroecológicos, produzidos no próprio município ou região, gerando empregos no meio rural.

A presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE-RJ), Sandra Pedroso, ressalta que a oportunidade irá além da sala de aula, beneficiando a comunidade. “Parabenizo o prefeito de Barra Mansa e a Secretaria de Educação pela implantação da chamada pública da agricultura familiar, um passo importante para os produtores rurais da região, que possibilitará o impulsionamento da economia local. E mais importante ainda, continuar propiciando aos estudantes das escolas municipais uma alimentação de qualidade e saudável. Fazendo votos para o fortalecimento da parceria com o Conselho de Alimentação Escolar. Juntos somos mais fortes”.

A extensionista rural da EMATER RIO, Maria Inês Souza Corrêa, explicou como a iniciativa irá mudar a realidade do agricultor. “Percebemos que o maior gargalo atualmente na agricultura familiar é o escoamento da produção. Com isso, alguns produtores desanimam, acontecendo assim o êxodo rural. A oportunidade dada pela Prefeitura é de suma importância para a fixação do homem no campo. Vamos poder motivar que eles plantem e produzam mais, porque eles terão uma renda fixa e facilidade na logística para apresentar esses produtos”.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, ressaltou o potencial social da inserção da agricultura familiar na alimentação escolar. “Vamos investir na compra de produtos alimentícios produzidos pela nossa comunidade. Esse investimento tende a aumentar. É um grande projeto de cunho social, comunitário e educacional, com vistas a estimular os nossos empreendedores rurais”.

A abertura e análise dos envelopes acontecerão de 16 a 20 de março e poderão ser acompanhadas pela população. O resultado final será divulgado no dia 20 do mesmo mês, pelo site e pela Secretaria de Educação. Os produtores rurais que se enquadrem na agricultura familiar podem solicitar mais informações pelos telefones (24) 2106-3502 ou 2106-3485.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos