>
728x90 vacina (1)

É inconstitucional a cobrança de tarifa sobre concessão de cheque especial

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

Não são raros os casos em que ao firmar contrato com uma instituição bancária, a contratação do chamado “cheque especial” ocorre de forma camuflada, sendo o crédito disponibilizado de forma automática ao cliente, que quando efetua o saque do valor, passa a ter uma relação de empréstimo, imbuído de correção monetária e juros, com o banco.

Justamente para impedir o lucro indevido destas instituições sobre valores que sequer são solicitados pelo correntista, é que o Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento recente, declarou a inconstitucionalidade da cobrança de tarifa quando disponibilizado o cheque especial ao correntista, quando o crédito não é utilizado.

Para fundamentar a decisão, o relator Ministro Gilmar Mendes destacou que a cobrança de simples manutenção mensal da contratação de cheque especial pode ser caracterizada como tributo, na modalidade de taxa, o que não se pode admitir, já que as taxas somente podem ser criadas mediante Lei. Além disso, também não poderia ser a cobrança entendida como antecipação de juros, pois colocaria o consumidor em situação de vulnerabilidade econômico-jurídica perante o banco.

Este entendimento vai de encontro com o artigo 2º da Resolução 4.765/19, do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central, a qual enunciava a possibilidade da cobrança de tarifa pela disponibilização de cheque especial ao cliente, mas agora é tido como inconstitucional.


Apesar da proteção trazida pelo julgado do STF, a atenção quanto às cobranças promovidas pelas instituições bancárias deve ser mantida, e quando necessária, deve haver a assessoria jurídica para uma análise mais profunda e para a adoção das medidas judiciais cabíveis, como a restituição de valores indevidamente pagos.

Julia Venturini de Oliveira

OAB/RJ 217.569-E

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos