ITATIAIA
No domingo, dia 6, por volta das 11h30min, dois homens foram detidos por crime ambiental após flagrante no Km 318 da Rodovia Presidente Dutra.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a equipe abordou um caminhão M.Benz/L 1113, com dois indivíduos, o motorista de 36 anos, e o outro de 56 anos. Durante a abordagem, foi constatado que eram transportados 497 caixas de adesivos, produto perigoso, inflamável, prejudicial a saúde. “Em caso de vazamento, o mesmo poderia contaminar o meio ambiente. Ele estava sendo transportado de forma totalmente irregular, sem os rótulos de risco na área externa do veículo”, disse a PRF, explicando que o motorista não possui curso específico de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP). “O transporte ainda estava sendo realizado sem equipamentos de proteção individual (EPI), sem equipamentos de emergência e o veículo em mau estado de conservação e segurança”, completou.
Questionados, os indivíduos alegaram ter ciência do que estavam transportando e, mesmo assim, aceitaram fazer o transporte de maneira irregular. Desta forma foi caracterizado crime ambiental doloso, enquadrado no artigo 56 da Lei 9.605/98 – lei de crimes ambientais.
Os indivíduos foram detidos e a ocorrência encaminhada para a 99ª Delegacia de Polícia (DP) de Itatiaia. A pena pode ser de reclusão, de um a quatro anos, e multa. O veículo foi retido no pátio do Posto PRF de Floriano, em Barra Mansa, para o transbordo para um veículo em condições e que preencha todos os requisitos necessários para que seja feito o transporte de forma segura, de acordo com a legislação vigente.