Dos 1,1 mil testes em massa feitos em Barra do Piraí 110 deram positivos

Por Carol Macedo

BARRA DO PIRAÍ
Foram concluídos na cidade os primeiros 1,1 mil testes em massa feitos para pesquisa científica para verificar a prevalência da Covid-19 na cidade. Eles servirão como base de uma pesquisa científica, feita por uma empresa de São Paulo, com a finalidade de traçar um mapa da pandemia no município. Dos testes realizados, o prefeito Mario Esteves informou que 110 deram positivos, 40 já tinham sido contaminados e estavam recuperados (que são os assintomáticos) e os outros 950 deram negativos. Nessa semana ainda a pesquisa estará pronta. O prefeito não descartou mais testes na cidade.
As pessoas que testaram positivo estão sendo notificadas para ficarem em isolamento social. “A dúvida maior de quem participou do estudo deve ser: como vou saber se o meu teste deu positivo? Explico: vamos publicar, nos veículos de comunicação e no Boletim Oficial Eletrônico (BOE), no site da prefeitura, os 950 nomes das pessoas que não estavam contaminadas no momento da testagem. Logo, se você olhar a relação e não ver o seu nome, você faz parte do outro grupo, que deve ir imediatamente para o isolamento social”, informou, frisando que o processo será simples sem precisar ficar ligando para a Secretaria de Saúde para perguntar.
Estando em isolamento uma equipe da Secretaria de Saúde, a Nova Saúde, estará indo em cada residência.
O prefeito lembrou que já nesta segunda-feira, os casos confirmados (110 positivos e o 40 que já tiveram a doença) serão incluídos nos números oficiais da cidade. “Logo não se assustem, afinal o salto na estatística se dará por esse motivo. Somos o primeiro município da região, talvez do estado a trazer esse teste também para a ponta e não apenas para quem vai no hospital em busca de atendimento. Temos um controle da pandemia na cidade. Temos o essencial, criamos leitos, o terceiro andar do hospital para esse atendimento, teremos uma grande contratação para atender a atenção básica de Barra do Piraí. Estaremos ainda mais fortes”, afirmou Mario Esteves.
Agora a cidade tem 289 casos confirmados, sendo 133 já curados, 11 internações e 16 óbitos. “Os resultados dos 1,1 mil testes seguem para a empresa em São Paulo, que fará a parte científica da pesquisa, do cruzamento de dados etc, para sabermos, estatisticamente, o que esses números significam e o que eles indicam sobre a extensão da pandemia em Barra do Piraí. Continuaremos todo esse processo, do cinturão de proteção, testando direto na ponta, e combatendo o coronavírus com os dois pés na ciência e na prioridade à vida”, apontou o prefeito.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos