VOLTA REDONDA
A prefeitura realizou neste domingo, dia 22, a aplicação das provas do concurso público do município. Segundo a administração municipal, por meio de sua assessoria, foram inscritas 12.820 pessoas para os cargos de Docente I e Docente II da Secretaria Municipal de Educação (SME). As provas foram aplicadas em seis locais. Os Colégios Getúlio Vargas e ICT foram os que receberam maior número de candidatos.
A prefeitura informou que estão sendo oferecidas 606 vagas em diversas áreas da educação. Na parte da manhã, as provas objetivas eram destinadas aos candidatos que estavam concorrendo a uma vaga para Docente I. Já no período da tarde o concurso foi para Docente II. Isso possibilitou que os candidatos concorressem aos dois cargos no mesmo dia.
Segundo o prefeito Samuca Silva, há anos não era realizado um concurso tão importante para a área da educação no município. “Quero lembrar aos inscritos que o objetivo do Concurso Público é priorizar os servidores de carreira, melhorando o quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação. Através dos concursos que estamos realizando é possível valorizar os profissionais, que passam a ter direitos trabalhistas”, afirmou.
Maranês Schiavoni, moradora do bairro Retiro, e professora de Educação física, acordou cedo para fazer a prova. “Esse é um momento muito importante para a nossa cidade. Estamos há 15 anos aguardando esse concurso e hoje estou aqui para fazer a prova. Não posso deixar de falar também sobre o número de vagas disponibilizadas, que é a maior que já vi ate agora. Isso faz com que o professor não precise sair da sua cidade para trabalhar”, disse Marnês.
CIDADES VIZINHAS
O concurso ainda atraiu muitas pessoas de cidades vizinhas. O Magno Garcia, de 22 anos, veio de Nova Iguaçu, para tentar uma vaga de professor de Educação Física. “Esse é o primeiro concurso que faço e espero que seja o último. Acabei de sair da faculdade e estou ansioso para começar a trabalhar na minha área”, comentou o candidato, que realizou a prova no Colégio Instituto de Cultura Técnica.
VAGAS
As vagas a serem preenchidas são para Docente I, nas habilidades para Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática; e para Docente II, para Curso Normal de Nível Médio, Curso Normal Superior ou Curso de Pedagogia, com habilitação para o magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Curso de Formação de Professores (Curso Normal) e formação em Língua Brasileira de Sinais, com Certificação no Exame Nacional de Proficiência em Libras (PROLIBRAS) e outra certificação de Proficiência em Libras do INES, FENEIS, CAS ou de cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).