BARRA MANSA
Na última terça-feira, 29, um deslizamento de terra bloqueou a via expressa da Rodovia Presidente Dutra no bairro Vila Ursulino. O acostamento da via também foi interditado e agora somente as pistas de rolamento estão em funcionamento. E ontem foi necessário que a Defesa Civil interditasse dois imóveis e parte da Rua João Domingos de Araújo, no bairro Santa Maria II devido ao agravamento do deslizamento.
A rua interditada com as casas fica acima da área de deslizamento. O coordenador da Defesa Civil, João Vitor Silva Ramos, destacou que ela já apresentava rachaduras durante as avaliações iniciais, mas foram acompanhando. Devido a instabilidade do chamado platô, as rachaduras ficaram maiores. “As trincas que nós tínhamos aqui dava pra colocar uma tampinha de caneta e hoje (quarta-feira) já estão bem maiores. Por esse motivo interditamos os imóveis e com o apoio da Guarda Municipal, metade da praça e da via pública será bloqueada para evitar que as pessoas transitem em solo instável”, explicou João.
Um cordão de asfalto será feito pela CCR RioSP, antiga NovaDutra, para evitar que a erosão aumente em caso de chuva. E há previsão neste fim de semana.
A estabilização do terreno de forma natural precisará ser aguardada. A terra deverá ser removida após isso pela concessionária.
O acesso à Vila Ursulino é feito pelo bairro Santa Maria II. Para deixar o local, os condutores podem acessar a rodovia ou o bairro vizinho. Já os motoristas que estão deixando a estrada pelo retorno, estão recebendo orientação de equipes da CCR.
Serão ainda notificadas pela Defesa Civil a Light e a Naturgy, pois há postes e tubulações inseridos próximos ao local de deslizamento.